Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

São Paulo - Itaquera ganhará novo terminal de ônibus de 40 mil m²

15:50 21/10/2014




Crédito: César Ogata / SECOM

Local funcionará como ponto de ligação entre corredores previstos para a zona leste e servirá como alternativa a passageiros do Metrô. Ele atenderá ainda ao Polo Institucional Itaquera


O prefeito Fernando Haddad visitou na manhã desta terça-feira (21) as obras do novo Terminal Urbano Itaquera, na zona leste da cidade. Trata-se de uma das mais importantes obras da área de mobilidade urbana na região, já que servirá como ponto de ligação entre os corredores Radial Leste 1, 2 e 3, Itaquera, Perimetral Leste Itaim/São Mateus e Jacú-Pêssego. 
"Essa é uma obra importante porque a população de Itaquera cresceu e a gente precisa integrar todos os corredores que estão programados para a região para que a população possa se deslocar com maior conforto", afirmou Haddad, destacando que os corredores Radial 1 e 2 já receberam ordem de serviço. 
O novo terminal receberá investimentos na ordem de R$ 139 milhões, recursos disponibilizados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, do governo federal. Localizado próximo à estação Corinthians – Itaquera do Metrô, o novo terminal atenderá ainda ao Polo Institucional Itaquera e as transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô e CPTM (Linha 3 -Vermelha e Linha 11 - Coral).
"Este terminal desafogará as linhas do metrô. Ele [o terminal] vai virar uma alternativa aos usuários que não conseguem pegar o metrô. No horário de pico, o movimento é muito forte aqui. São quase 60 mil passageiros/hora. Este terminal vai dar então maior conforto ao conseguir distribuir melhor os passageiros para os seus destinos", afirmou Roberto Garibe, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
A nova área terá 40 mil m² e será complementar ao terminal já existente, recentemente reformado e ampliado em 8 mil m². O terminal atual ganhou novas plataformas, mais acessibilidade, um viário interno e uma passarela, com elevadores, que liga o Terminal ao estádio Arena Corinthians. O novo, além das plataformas, terá dois subsolos com estacionamento para carros e motos. No total, serão 488 vagas para veículos e 100 para motos.
A obra prevê ainda intervenções no entorno do terminal, com o alargamento e duplicação das ruas Itaquerinha, São Teodoro e Harry Dannenberg, com a canalização do córrego do Rio Verde e a construção de um Parque Linear junto a sua margem e com a construção de 400 habitações de interesse social e de dois viadutos, que interligarão a Avenida Líder às avenidas São Teodoro e Itaquera (em forma de Y) e a Avenida São Teodoro à Avenida Líder.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/4878#ad-image-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário