Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Marcopolo desenvolve ônibus para os grandes centros urbanos

06/10/2014

Foto: Viale BRT biarticulado que será utilizado no sistema BRT do Rio de Janeiro. O modelo, com capacidade para 270 passageiros e 28m de comprimento, é o maior ônibus em circulação no país.
Veículos possuem conceitos inéditos de design, conforto, segurança e eficiência
Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, os ônibus Marcopolo Torino, Viale BRT e Viale BRS, são os mais avançados modelos já fabricados no Brasil. Concebidos com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança, eficiência e uma gama completa de versões (convencional, articulada e biarticulada), possuem capacidade para transportar até 270 passageiros.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, os ônibus foram projetados para os diferentes sistemas BRT brasileiros. “Nossos modelos estão operando em diversas cidades, como no Transcarioca e no TransOeste, do Rio de Janeiro; no Move, em Belo Horizonte, e no Via Livre, em Recife, entre outros. Seria muito bom se todas as médias e grandes cidades brasileiras adotassem o sistema e vissem os importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana”, destaca o executivo.
Os ônibus Marcopolo têm desenho moderno e exclusivos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático das luzes de posição durante o dia, os modelos Viale BRT e BRS inovam nos conceitos de ocupação de espaço, segurança e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.
“Pensando na diversidade e nas características de cada município brasileiro, a Marcopolo desenvolveu o Viale com diferentes configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma. O Viale BRT biarticulado é o maior já feito no Brasil, com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, 50% a mais do que os modelos convencionais utilizados até agora do sistema BRT da cidade carioca. O veículo é equipado com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e de GPS e gravações sonoras para informar as paradas aos usuários.”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais mercado interno.
Novo Torino, o modelo mais vendido do Brasil há 30 anos
Com capacidade para acomodar até 47 passageiros sentados, mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado. Será oferecido inicialmente apenas com opção de motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.
O novo do Torino inova pelo design contemporâneo, com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna e, pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. O modelo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Os para-choques dianteiro e traseiro, em três partes, possuem novo material que absorve melhor os impactos. O assoalho, dividido em painéis removíveis, facilita a manutenção e a reparação. No caso do piso, os serviços podem ser realizados sem a necessidade de remoção das poltronas.
Internamente, o Torino oferece melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada.
Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.
Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que beneficia a circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos ocupantes, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também dispõe da opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).            
Crédito da foto: Marina Peluso Bueno da Silva
Fonte: Marcopolo
http://www.marcopolo.com.br/marcopolo/multimidia/noticias/detalhes/2014-10-06/marcopolo_desenvolve_onibus_para_os_grandes_centros_urbanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário