Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

São José dos Campos - Moradores aprovam mudanças na Estação de Conexão

17/10/2014




O novo terminal do Campos de São José foi elogiado em seu primeiro dia de funcionamento por usuários do transporte coletivo, motoristas e cobradores de ônibus. O espaço está mais amplo, conta com cobertura para a proteção nos dias de calor e chuva, banheiros, bebedouro com água fresca, plataformas na altura do piso dos ônibus e iluminação. O entorno também passou por obras de revitalização da sinalização viária, implantação de ilhas de segurança, rampas de acessibilidade, ampliação de rotatória e de acessos.
“O espaço ficou muito bonito e agradável. E tenho certeza que vai ficar ainda melhor, mas do jeito que está já estamos felizes. Antes tinha gente que chegava a passar mal porque não tinha banheiro. Pode parecer bobagem, mas faz diferença”, afirmou a aposentada Douka Rodrigues da Silva, 71.
O aposentado José Augusto Bueno, 86, também comentou sobre o benefício com os banheiros e destacou ainda a implantação da cobertura metálica. “Temos mais conforto para esperar os ônibus, como o espaço maior e com sombra”, disse.
A lojista Thaís Lopes de Araújo, 18, elogiou a organização das linhas entre as plataformas. “Antes se formavam filas em um mesmo lugar, tinham filas muito grandes. Agora está mais organizado, isso deixa o ambiente até mais tranquilo”, afirmou.
As alterações no terminal do Campos de São José beneficiaram ainda motoristas e cobradores, que passaram a ter um espaço para descanso e para fazer as refeições.
“Agora ficou muito bom. Tem banheiro, água fresca, sombra, espaço pra gente. Isso melhora o nosso dia a dia no trabalho”, disse o motorista Antônio Marcos Corrêa.
Nos próximos dias serão concluídos alguns ajustes na ECO, como instalação de placas com informações sobre as linhas e horários, estacionamento para bicicletas, além de uma lanchonete, que terá ponto de recarga de créditos do Bilhete Único.
Cerca de 15 mil passageiros utilizam a estação diariamente nos deslocamentos para as regiões do Campos de São José, Mariana 1 e Mariana 2, Pousada do Vale, Santa Cecilia 1, Santa Cecilia 2, Serrote, Jardim Helena, Monterrey e Cajuru.
Melhorias
As alterações no terminal do Campos de São José começaram a ser discutidas com a população no ano passado, quando foi realizada uma pesquisa de avaliação do espaço e um plebiscito para consultar a opinião da comunidade, que aprovou a manutenção do sistema e indicou a principais melhorias a serem realizadas.
As obras seguiram o projeto apresentado e aprovado pelos usuários do sistema. Na primeira fase dos trabalhos, foram feitas as adequações viárias para o acesso à estação e a colocação de guias e sarjetas no espaço interno. O tráfego de ônibus foi transferido para que fosse remanejada a rede de água e esgoto.
O antigo prédio do terminal foi desmontado para que o material pudesse ser utilizado em outras obras do Município. Em novembro, foi concluída a estrutura física, com banheiros, lanchonete, espaço de descanso para os motoristas, duas plataformas para a separação dos coletivos e a pavimentação de cerca de mil metros quadrados da área da estação.
Neste ano, começaram os trabalhos para a concretagem dos dez pilares da cobertura, de cerca de seis metros de altura. Foram necessários dois dias para o içamento das vigas e um mês para a montagem da estrutura. A cobertura tem 960 metros quadrados, o que corresponde ao tamanho de uma quadra de futebol society, e abrange toda a área do novo terminal, incluindo as plataformas de embarque e desembarque.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=18585

Nenhum comentário:

Postar um comentário