Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Santo André coloca 15 novos ônibus na rua


Santo André coloca 15 novos ônibus na rua
Veículos atenderão a linha TR-103, que liga a Vila Luzita à região central

Santo André, 26 de setembro de 2014 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP) e a SA-Trans, concessionária que administra o transporte público municipal, entregou nesta sexta-feira (26), no Terminal da Vila Luzita, 15 novos ônibus da viação Expresso Guarará. Os veículos são menos poluentes e contam com acessibilidade para cadeirantes, lanternas, faróis e iluminação interna em LED, tela touchscreen para o motorista controlar a iluminação, abertura e fechamento das portas, além da mudança do letreiro do itinerário.

Leia também:

Os veículos vão atender a ligação entre a Vila Luzita e a região central da cidade, aumentando, assim, a capacidade de transporte da frota, que passa a ter 419 ônibus. Serão atendidas as linhas TR 103, que liga a Vila Luzita ao Paço Municipal, na região central da cidade. Os novos ônibus têm capacidade para 45 passageiros sentados, 44 em pé, além de espaço para cadeira de rodas e para cão guia acompanhante de pessoas com limitação visual. A empresa também optou por elevador eletropneumático para o acesso de cadeiras de rodas, que possui acionamento mais preciso e movimentação mais suave de elevação e desembarque da cadeira de rodas.
IMG 6092
Há ainda poltronas únicas, sem divisória, para passageiros com obesidade e outras demarcadas para idosos, gestantes, portadores de deficiência física ou para quem se recupera de procedimentos cirúrgicos. O corredor também é mais largo que dos modelos antigos, facilitando a movimentação dos passageiros dentro do veículo. Outra importante inovação dos veículos são que as lanternas, faróis e a iluminação interna contam com lâmpadas de led, que permitem melhor visualização.
Em relação à emissão de poluentes, os novos ônibus da Expresso Guarará seguem as atuais normas de restrição de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V. A redução na emissão de óxido de nitrogênio é de 63%, e na de materiais particulados chega a 80%. Para o motorista, também há itens de conforto, como poltrona ergonômica e uma tela no painel sensível ao toque (touchscreen) com várias funções, como acionamento das portas, iluminação interna, faróis e lanternas e mudança do letreiro do itinerário, entre outros, reduzindo o número dos botões tradicionais.
Para o prefeito de Santo André, Carlos Grana, a renovação da frota vem ao encontro do aumento no número de usuários do terminal. “Santo André está fazendo a lição de casa. Nossa frota tem idade média de quatro anos e essa região está em expansão; a demanda cresce permanentemente. Poucos meses atrás tínhamos 30 mil passageiros, estamos chegando a quase 50 mil no terminal, por isso, o assunto merece total atenção do governo”, pontuou Grana.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, um dos critérios utilizados para o processo de renovação foi a idade da frota. “A entrega de novos ônibus faz parte de um grande processo de modernização do transporte público, onde implantamos o Bilhete Único Andreense, já entregamos 75 novos ônibus, nossa frota está cada vez mais acessível, houve a reforma nos pontos de ônibus, tudo isso faz parte deste processo, que tem atraído mais passageiros a cada mês. O poder público dá condições e a população passa a usar cada vez mais o transporte público”, finalizou Paulinho.

Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos

A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos. 

Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares. 

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas. 

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Fonte: Prefeitura de Santo André
http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/noticias/item/8848-santo-andre-coloca-15-novos-onibus-na-rua#.VCxfBfldXZU

Nenhum comentário:

Postar um comentário