Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Porto Alegre - Prefeitura instala 150 novos paraciclos em terminais de ônibus

22/09/2014 07:58:38


Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA
Ideia é possibilitar a integração entre a bicicleta e o transporte coletivo
Ideia é possibilitar a integração entre a bicicleta e o transporte coletivo
Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Aluguel de bicicletas soma 600.615 viagens em dois anos de serviço
Aluguel de bicicletas soma 600.615 viagens em dois anos de serviço
Dentro do programa permanente de incentivo ao uso da bicicleta, e na comemoração de dois anos de funcionamento do BikePoa - em 22 de setembro -, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já iniciou a colocação de 150 novos paraciclos na cidade, com apoio do Banco Itaú. Os equipamentos estão sendo instalados principalmente nas áreas dos terminais de ônibus para possibilitar a integração entre o uso da bicicleta e o sistema de transporte coletivo.


Outros paraciclos igualmente serão disponibilizados nas imediações de prédios públicos municipais na área central. Os primeiros 16 equipamentos estão sendo colocados no Terminal Azenha, quatro unidades; Terminal Rui Barbosa, seis unidades; Terminal Nilo Wulff (Restinga), duas unidades; Terminal Uruguai (ao lado da Loja TRI), quatro unidades.



"A prefeitura mantém uma política crescente de investimento e mobilização de parceiros para consolidar a bicicleta como modal de transporte e lazer para o deslocamento dos cidadãos na Capital. Ainda neste segundo semestre serão entregues aos moradores novas ciclovias, dentro do Plano Diretor Cicloviário", afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.



Aluguel de bicicletas - Em dois anos do BikePoa, já foram realizadas 600.615 viagens, com 113.340 pessoas cadastradas. Ao todo, são 40 estações na cidade, com 400 bicicletas disponibilizadas aos usuários. A estação com maior fluxo consolidado é a da Usina do Gasômetro, com 23.770 viagens. Ao todo, já são 21,8 km de ciclovias implantadas na cidade. Estão em construção as ciclovias da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Loureiro da Silva.



Para esta segunda-feira, 22, Dia Mundial Sem Uso do Carro, a Semana Nacional do Trânsito terá a seguinte programação: a partir das 9h30, ação educativa envolvendo pedestres na estação de ônibus Shopping João Pessoa; e, a partir das 13h, caminhada de abertura do Mês do Idoso, da Praça da Alfândega até a prefeitura.






Texto de: Claudio Furtado
Edição de: Jandira Davila Feijó
Fonte: Portal PMPA
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=172664&PREFEITURA+INSTALA+150+NOVOS+PARACICLOS+EM+TERMINAIS+DE+ONIBUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário