Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Jundiaí - Ônibus movido a biometano é tema de encontro


O secretário de Servços Públicos, Aguinaldo Leite, recebeu Silvio Munhoz, diretor de Ônibus Urbanos da Scania Commercial Operations Americas, nesta quinta-feira (9). O objetivo foi conhecer o ônibus movido por biometano, que é um lançamento da empresa. Christiane Pereira, da Universidade de Braunschweig (parceira do governo da Alemanha nos estudos sobre resíduos sólidos em Jundiaí) também participou do encontro.
“Este novo motor dedicado a gás, que pode ser movido com gás natural e também biometano, está diretamente relacionado com as ações de Jundiaí para tratamento dos resíduos. Um dos subprodutos desse tratamento pode ser o biometano, ou seja, o biogás purificado. O ônibus da Scania apresenta duas grandes contribuições para a cidade: a redução da contaminação ambiental e da acústica”, revelou Silvio Munhoz.
O secretário Aguinaldo Leite apresentou o modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado no município. A iniciativa, que garante o tratamento e destinação de resíduos sólidos pela Prefeitura de Jundiaí, foi selecionado em 2013 pelo governo alemão e já está em andamento. Atualmente, a cidade passa pela fase de diagnóstico sobre o que é gerado no município e qual o melhor tratamento mecânico-biológico para esses resíduos.
“Este ônibus é importante na questão ambiental e também na parte econômica, pois reduz custo para o município. Estamos em análise do mercado potencial de consumo dos subprodutos que serão gerados após o tratamento mecânico-biológico e o biogás pode ser usado como gerador de energia ou, quando purificado, também como combustível das nossas frotas”, explicou o secretário.
O biometano é um combustível não-fóssil, resultado da limpeza e purificação do biogás. Ele pode substituir o gás natural tradicional, um combustível fóssil, em todas as aplicações.
O representante da Scania estava acompanhado de Juliana Sá, vice-presidente de comunicação da marca também para a área comercial na região das Américas. Pedro Daniel, diretor de divisão da Secretaria de Transportes, e Márcia Amado, fiscal de trânsito, também fizeram parte do encontro.
Fábio Frattini Manzini
Foto: Alessandro Rosman
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
http://www2.jundiai.sp.gov.br/2014/10/onibus-movido-a-biometano-e-apresentado-em-reuniao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário