Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ribeirão Preto - 26 mil cartões Cidadão já foram emitidos desde julho

08 de Outubro de 2014 - 16h27


Fotos: Carlos Natal

26 mil cartões Cidadão foram emitidos desde julho
Desde que teve início no mês de julho a divulgação da eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus urbanos em Ribeirão Preto, foram emitidos 26 mil cartões Cidadão, totalizando 58 mil cartões nessa categoria.
O cartão Cidadão é destinado para aquelas pessoas que não se enquadram em nenhuma das outras categorias de cartões existentesque são elas, Empresarial, Especial, Especial com Acompanhante, Estudante, Estudante Gratuito, Sênior, Vale Transporte.
A partir do próximo sábado, dia 11, o pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus será eliminado e o usuário fará o embarque com um dos cartões. Inicialmente a mudança estava prevista para ocorrer no dia 1º de outubro, mas foi prorrogada para o dia 11 de outubro, visando atender aqueles usuários que ainda não fizeram o Cartão Cidadão.
A eliminação do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo dos ônibus é uma das mais importantes medidas que visam proporcionar mais segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto.
“A eliminação do dinheiro para pagamento da tarifa a bordo dos ônibus, além de proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários do transporte coletivo, vai ainda reduzir o risco de acidentes no trajeto, garantir maior agilidade no embarque dos passageiros, abreviar o tempo de parada no ponto e o tempo de viagem dos usuários, melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo e a regularidade do seu atendimento e, assim, tornar o transporte coletivo mais atrativo à população em geral”, explica o diretor de Transporte, José Mauro de Araújo.

Posto volante continua funcionando na Catedral
Para colocar a medida em prática, a Transerp empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, e o Consórcio PróUrbano, lançaram, no início do mês de junho, um Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão, que inclui diversas medidas. São elas:
Posto volante - Entre as medidas implantadas está o funcionamento de postos volantes de emissão do Cartão Cidadão. Para a emissão do Cartão Cidadão, que é gratuita, o usuário de ônibus deve apresentar RG e CPF.  
Um segundo posto volante foi montado na Praça das Bandeiras, em frente à Catedral. No local, a população também pode tirar todas as dúvidas sobre o fim do pagamento da tarifa em dinheiro.
Cartão Cidadão pela internet - Quem preferir pode ainda solicitar o Cartão Cidadão pela internet, acessando o site www.portalcidadao.prourbanorp.com.br ou www.nossoritmoribeirao.com.br
Após o cadastro no site, o Cartão Cidadão é enviado pelos Correios em três dias úteis, juntamente com um encarte contendo informações de como o usuário deverá proceder para desbloquear o cartão, o que poderá ser feito pelos sites.
Cartão Expresso - Aqueles usuários que utilizam o transporte coletivo de Ribeirão Preto eventualmente, como por exemplo, moradores de outras cidades que precisarem utilizar ônibus no município, terão à disposição um cartão específico, chamado cartão Expresso, disponibilizado nos 20 terminais de autoatendimento espalhados pela cidade.
Promoção Recarregou, Ganhou - Outra medida implantada é a Promoção “Recarregou, Ganhou”, que oferece ao usuário um crédito grátis de viagem, válido aos domingos, para cada 10 créditos de viagem adquiridos de uma só vez no Cartão Cidadão.
Campanha publicitária - Para que a população fosse informada do fim do pagamento da tarifa em dinheiro, foi criada e está em veiculação uma campanha publicitária para divulgação de todas as ações.
Ampliação dos postos de recarga - Ainda no Programa de Incentivo à Adesão ao Cartão Cidadão está a ampliação do número de postos de recarga de créditos do Cartão Cidadão, de 250 para 400. Todos os postos de recarga passam a emitir o Cartão Cidadão.
O usuário pode conferir os endereços de todos os postos de recarga no site www.nossoritmoribeirao.com.br, no ícone Postos de Recarga / Rede Ponto Certo.

Terminais de autoatendimento estão em 20 locais da cidade
Terminais de autoatendimento - Quem precisar fazer a recarga do Cartão Cidadão também tem a opção de 20 terminais de autoatendimento, localizados em pontos estratégicos da cidade. Nos terminais o usuário pode recarregar o cartão em dinheiro e cartão de débito. A recarga mínima é de R$ 4.
Ampliação do horário de atendimento - Além disso, a partir do dia 11 de outubro, haverá a ampliação do horário nos postos de atendimento do Terminal RibeirãoShopping e do Hospital das Clínicas e o início de funcionamento do posto de atendimento da Estação Rodoviária, todos com horário de funcionamento entre 5h e 24h.
Ainda estão previstas para o dia 11 de outubro outras ações dentro do Programa de Adesão ao Cartão Cidadão: utilização de saldo negativo de 1 crédito de viagem, no Cartão Cidadão, para uso em situações emergenciais e a implementação de controle da demanda de passageiros no modal alimentador, mediante utilização de qualquer categoria de cartão eletrônico.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/j332exibeNoticia2.htm?id=29708

Nenhum comentário:

Postar um comentário