Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Palmas - Prefeito Carlos Amastha anuncia compra de mais 31 novos ônibus com acessibilidade e ar condicionado

26/09/2014 às 13h09 - Atualizado em 26/09/2014 às 13h12

rally1

Wédila Jacome

Durante café da manhã com membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT), o prefeito Carlos Amastha anunciou melhorias para o transporte público de Palmas. Dentre as novidades destaca-se a renovação da frota com a aquisição de 31 novos ônibus com acessibilidade e ar condicionado e a melhoria da linha 47D, que atende o Jardim Taquari, que a partir de 1º de outubro passará a chamar Eixão 54 e operará diretamente do Taquari até a estação Apinajé.
 No encontro que aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 26, no gabinete II do prefeito, localizado na Diretoria de Meio Ambiente, o prefeito Carlos Amastha pediu ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Seturb), a aquisição de mais 31 novos ônibus com acessibilidade e com ar condicionado até o final do ano e mais 31 até o final do 1º semestre do ano que vem. O presidente do Seturb, Antônio Silva Júnior, Toninho da Miracema, garantiu que fará a renovação da frota.
 O prefeito lembrou que ao assumir a gestão a frota que realiza o transporte público em Palmas possuía 102 ônibus sem acessibilidade. “Adquirimos 40 novos ônibus no início deste ano, todos com acessibilidade e ar condicionado, até o final deste ano teremos mais 31, e até o final do 1º semestre do ano que vem teremos toda a nossa frota com acessibilidade”, ressaltou.
 Aproveitando a oportunidade, Toninho solicitou ao conselho que pudesse rever a possibilidade de um novo reajuste, devido ao aumento salarial dos funcionários e a aquisição dos novos veículos. No entanto, o prefeito foi categórico e garantiu que não haverá reajuste sem o cumprimento dos 62 novos ônibus e sem a verificação da planilha de valores que é repassada pelo Seturb todo final de ano e sem a constatação de um real aumento de tarifário.
  “Neste ano já reajustamos a passagem para R$ 2,80, entretanto esse reajuste não foi repassado aos usuários do transporte coletivo, pois conseguimos desonerar o ISSQN (Imposto Municipal Sobre Qualquer Natureza) e o ICMS (Imposto Estadual relativo a Circulação de Mercadoria e sobre Prestação de Serviço de Transporte) e, ainda, aumentamos a contrapartida do repasse municipal”, destacou Amastha.
 O secretário de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, Christian Zini, acrescentou que a Prefeitura de Palmas, juntamente com a Secretaria está trabalhando para cumprir a Lei de Acessibilidade (decreto-lei 5.296/04) que determina que até o final do ano todos os ônibus que realizam o transporte coletivo tenham acessibilidade, com elevadores.
 Vamos buscar o Ministério Público para fazermos um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e firmarmos um prazo para a readequação. “Dos 217 veículos que a frota do transporte público de Palmas possui, apenas 31 não terá elevadores até o final deste ano, mas estamos trabalhando para que até o final do 1º semestre de 2015 toda a nossa frota tenha dispositivos de acessibilidade”, enfatizou o secretário.
Linha Taquari
Na oportunidade também foi anunciado a implementação da linha 47D, que agora saíra do setor Taquari com destino à Estação Apinajé de 10 em 10 minutos, nos horários de pico. Nos demais horários será de 1 em 1 hora, e passará a se chamar Eixão 54. A linha alimentadora 47, não sofrerá alterações.
 A nova linha em substituição, operará do Taquari, via Avenida Theotônio Segurado, até a estação Apinajé, partindo da Avenida TLO-05, percorrendo as avenidas TNS-6, TLO-7, TNS-4, TLO-5, Theotônio Segurado, LO-01, NS-02, LO-04, Theotônio Segurado e Estação Apinajé. Todos os ônibus que operarão nesta linha, será com acessibilidade e com ar condicionado.   
Fonte: Prefeitura de Palmas
http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/secretaria-de-acessibilidade-mobilidade-e-transporte/noticia/1497952/prefeito-carlos-amastha-anuncia-compra-de-mais-31-novos-onibus-com-acessibilidade-e-ar-condicionado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário