Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Campinas recebe 19 novos ônibus para o transporte público

07/10/2014 - 15:58


Crédito: Luiz Granzotto

Campinas acaba de receber mais 19 novos ônibus para o transporte público coletivo municipal. Todos os veículos são articulados e acessíveis. Eles irão atender as regiões do Ouro Verde, Adhemar de Barros e Aeroporto Internacional de Viracopos.

Os veículos têm capacidade para 94 passageiros, sendo 50 sentados e 44 em pé. A iniciativa beneficia 12,4 mil passageiros por dia. Com esses veículos, já são 120 novos ônibus em 2014, todos acessíveis. E 188 no acumulado do governo Jonas Donizette.

A apresentação dos veículos da empresa VB Transportes e Turismo Ltda. foi ao final da manhã desta terça-feira, dia 7 de outubro, na Praça Arautos da Paz. Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, a deputada estadual Célia Leão, secretários municipais, vereadores, empresários do setor de transporte, representantes de conselhos e lideranças municipais, motoristas e cobradores.

Essa é mais uma renovação na frota do transporte público de Campinas, dentro do meu governo, buscando dar mais qualidade e acessibilidade à população. Nós temos uma preocupação muito grande com as pessoas e, também, com o aumento da demanda no Aeroporto de Viracopos, pelo crescimento e desenvolvimento do local”, afirmou o prefeito Jonas.

Jonas Donizette também revelou que para março de 2015 está prevista a implantação da ferramenta “De olho no busão”, um aplicativo que permite saber na palma da mão, pelo celular, a localização do ônibus de interesse e horário da chegada no ponto. O mecanismo é um dos desdobramentos do sistema de monitoramento da frota do transporte público, que está em fase final de implantação no município.

Todos os ônibus já possuem o AVL (Localização Automática de Veículos, na sigla em Inglês). Uma central provisória foi instalada na sede da Emdec, que realiza a coleta dos dados e calibração do sistema. Com o aprimoramento das informações recebidas em tempo real, será possível disponibilizar o novo serviço para a população.

Nós estamos seguindo a determinação do prefeito Jonas Donizette, de aprimorar, ainda mais, o transporte público coletivo de Campinas. Estamos desenvolvendo uma série de ações nesse sentido, com grandes investimentos, demonstrando a capacidade da cidade em implantar coisas novas e modernas”, revelou o secretário Carlos Barreiro.

Acessibilidade

Todos os veículos, além de articulados, são acessíveis, dotados de elevador para cadeira de rodas, espaço para cadeirantes e cão-guia, assentos preferenciais para idosos, obesos, gestantes e mães com criança de colo.

Os ônibus contam com câmbio automático, portas com dispositivo denominado “Anjo da Guarda”, que impede que o ônibus trafegue com as portas abertas, GPS, câmeras de monitoramento e piso antiderrapante.

Com essa renovação, Campinas atinge a marca de 64,2% do total da frota de ônibus acessíveis. São 1.234 veículos em operação, sendo 792 acessíveis.

A idade média da frota é de 4,8 anos. Os investimentos da VB na aquisição desses 19 veículos foram da ordem de R$ 14,8 milhões.

Linhas

Confira as linhas favorecidas com a entrada dos novos veículos.

1.15 – Adhemar de Barros;

1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi;

1.93 – Aeroporto de Viracopos.

Dados do transporte

Campinas possui 202 linhas de ônibus municipais. Essas linhas atendem quatro áreas do município:

Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.

Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop.

Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, rodovia Campinas - Mogi Mirim e corredor Abolição.

Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos.

Em 2014, nos oito primeiros meses, o sistema registrou uma média de 630 mil passagens na catraca por dia útil. São 15,5 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 240 mil pessoas.

Prefeitura de Campinas
http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=24776

Nenhum comentário:

Postar um comentário