Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 6 de julho de 2013

Em Santos, assaltos a ônibus reduzem 82%

05/07/2013






Os assaltos a ônibus municipais reduziram 82% após as medidas adotadas pela Prefeitura, para o uso pleno da bilhetagem eletrônica, em vigor desde 23 de maio. A média mensal registrada em 2012 foi de 22 ocorrências, enquanto no mês passado foram quatro ocorrências.

Os dados foram informados pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em coletiva à Imprensa na manhã desta sexta-feira (5). Os números demonstram que andar de ônibus na Cidade está mais seguro e, quando todos os passageiros fizerem uso de cartão, a expectativa é zerar esses registros - em Sorocaba, interior de São Paulo, onde foi abolida a cobrança de passagem no interior dos ônibus, as ocorrências foram zeradas.

No ano passado, 32% dos passageiros do transporte municipal ainda utilizavam dinheiro. Este ano, esse índice passou a cair com as medidas de incentivo ao uso do cartão transporte adotadas pela prefeitura. Em abril passaram a 25,7% dos usuários e em maio, 17%. No mês de junho, a média de embarques com moeda diminuiu ainda mais: 4%.

Metas
O prefeito também anunciou metas estabelecidas pela prefeitura e CET-Santos com o objetivo de aprimorar o serviço de transporte coletivo. Nos próximos seis meses será reforçado o trabalho de monitoramento para maior pontualidade. Também terá inicio a elaboração de novo edital de licitação – o contrato com a Viação Piracicabana, com validade de oito anos, termina em março de 2014.

Entre seis e doze meses, os trabalhos estarão concentrados na implementação do bilhete único, que possibilitará integração entre as linhas de ônibus, dentro de um período de tempo, com o pagamento de apenas uma tarifa, além da revisão de todos os itinerários.

E pesquisa para avaliação da qualidade do serviço será realizada com os passageiros para nortear nas futuras ações e ampliar as melhorias do serviço do transporte municipal. 


Os benefícios do uso do cartão
Grande parte dos usuários de ônibus é favorável ao uso do cartão transporte, pois percebem que a retirada total de dinheiro nos coletivos desestimula a prática de assaltos. É a opinião do menor aprendiz Bruno E. Campos. “Já estive dentro de um ônibus quando houve um assalto, quem já passou pela situação sabe o quanto é ruim. Os ônibus já têm câmeras, agora cada um precisa fazer a sua parte. Até pela internet, hoje em dia, é possível fazer o cartão”, comenta.

“As pessoas precisam se conscientizar de que o embarque com cartão torna a viagem mais segura”, diz Wanderley Albano, motorista de ônibus. “A Prefeitura e a Viação estão fazendo a sua parte, disponibilizando vários locais para obtenção de cartão, vendedores de passagem, então não há desculpa para aqueles que ainda não o possuem. Quando não precisarmos mais cobrar a passagem, além do risco zero de assaltos, haverá mais agilidade no embarque e dedicação total à direção, o que pode ser traduzido também em redução de acidentes no percurso”, finaliza.

Antônio Lopes da Silva, também condutor, complementa: “Tirar o dinheiro dos ônibus é bom, em especial, para os passageiros que precisam pegar o transporte à noite, pois a sensação de segurança agora é maior”.

Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário