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segunda-feira, 29 de julho de 2013

São Paulo - Capital ganhará mais 8 quilômetros de faixas exclusivas na segunda

25/07/2013 16h11


Operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’ implantará novas faixas na Ponte do Piqueri, avenida Sapopemba, Corredor Norte-Sul e Rua Loefgreen, somando mais 8 km de vias para aumentar a velocidade dos ônibus. Cerca de 91 km de faixas foram implantadas em 2013
Atualizado às 17h20

Quatro novas faixas exclusivas para ônibus começarão a funcionar na próxima segunda-feira (29) na Capital. Serão mais 8 quilômetros de vias destinadas para aumentar a velocidade dos coletivos. A operação ‘Dá Licença Para Ônibus’ implantará faixas na Ponte do Piqueri, corredor Norte-Sul, Rua Loefgreen e na avenida Sapopemba, atingindo cerca de 91 km de vias exclusivas para transporte coletivo implantadas desde o início de 2013.

Na Ponte do Piqueri será implantada uma faixa reversível à esquerda, na pista do sentido Centro (Lapa), das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, com extensão de 380 metros. A medida visa atender aos ônibus com destino ao Terminal de Pirituba, avenidas General Edgar Facó e Fuad Lutfala. No horário, circulam em média 150 ônibus por hora na pista sentido Piqueri, num total de 27 linhas passando sobre a ponte que transportam aproximadamente 250 mil passageiros por dia útil.

Outra faixa será implantada à direita, em ambos os sentidos, da avenida Sapopemba, com um total de 4,6 km de extensão. A via exclusiva funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro. No sentido Centro, a faixa será implantada entre a avenida dos Sertanistas e a praça Felisberto Fernandes da Silva. No sentido bairro será em dois trechos: um entre a avenida Satélite e a rua Veloso de Espinha e, também, entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a rua Cinira Polônio. Pela faixa circulam 23 linhas de ônibus que transportam 179,8 mil passageiros em dias úteis.

Na Rua Loefgreen, a nova faixa para ônibus será operada de segunda a sexta-feira, nos trechos entre a Rua Professor Tranquili e a Rua Afonso Celso das 6h às 9h e entre a Rua Tenente Gomes Ribeiro e a Rua dos Otonis das 6h às 9h e das 17h às 20h. A pista exclusiva para coletivos tem extensão total de 1 km. Pela Loefgreen, entre a Rua Professor Tranquili e a Rua Afonso Celso, circulam 12 linhas que beneficiam cerca de 68 mil passageiros por dia. Na mesma via, entre a Rua Tenente Gomes Ribeiro e a Rua dos Otonis circulam 22 linhas de ônibus, que transportam 227 mil passageiros diários.

Já no Corredor Norte-Sul será implantada a primeira etapa de faixas no trecho entre a rua Paineira do Campo e a Carlos de Souza Nazaré, em ambos os sentidos. A exclusividade vale de segunda a sexta, das 6h às 22h, com extensão total de 2,1 km.

No sentido Centro, a faixa vai a partir da ponte das Bandeiras, segue pelas avenidas Santos Dumont e Tiradentes, até o Parque da Luz. No sentido bairro, a pista começa na avenida Prestes Maia, a partir da rua Carlos de Souza Nazaré, segue nas avenidas Tiradentes, Santos Dumont e Praça Campo de Bagatelle até a rua Paineira do Campo. No trecho, circulam 26 linhas de ônibus que transportam 208,8 mil passageiros diários.

23 de Maio
A implantação de faixas exclusivas no Corredor Norte-Sul seguirá em agosto, com mais duas etapas. Na segunda etapa, a avenida 23 de Maio será beneficiada com uma pista exclusiva para ônibus. A faixa passará pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, desde o Terminal Bandeiras até a avenida Jornalista Roberto Marinho.

Na terceira etapa, também prevista para o mesmo mês, será a vez das avenidas Washington Luís, Interlagos, Teotônio Vilela, desde a altura da Avenida Roberto Marinho até a Avenida Atlântica.

Metas
O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 150 km de faixas exclusivas em quatro anos. Até agora, com as três novas faixas, cerca de 90 km foram implantados desde janeiro, incluindo grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros e a Avenida Paulista.

Com aporte financeiro e ampliação do serviço, a Prefeitura espera instalar 220 km de vias exclusivas para aumentar a velocidade dos coletivos até o fim do ano.

Fiscalização e trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, punida com a perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Para a implantação da faixa na avenida Sapobemba, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalará 250 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência e 4.860 m² de sinalização horizontal. Além disso, três novos cruzamentos semaforizados serão implantados, na via com as ruas Cândido Xavier, Carmem Tortola e Vicente Costa Nogueiras.

Na Ponte do Pirqueri, por ser uma faixa à esquerda no sentido Centro, a pista será reservada com cones para acomodar a reversível destinada exclusivamente aos ônibus, entre as proximidades das ruas da Balsa e Professor Suraia Aidar Menon. A pista no sentido Centro (Lapa) funcionará com duas faixas de rolamento, enquanto a do sentido Bairro (Piqueri) operará então com quatro faixas, sendo uma delas a reversível exclusiva aos ônibus. A circulação de táxis está vedada pela nova reversível.

Aos motoristas que circulam pela Avenida Edgar Facó no sentido Centro, a CET recomenda atenção redobrada nos metros finais desta avenida, na altura da Parada Piqueri, pois neste trecho os ônibus que circulam pelo corredor exclusivo serão deslocados para a faixa central. No período da manhã, a faixa reversível para ônibus já é ativada normalmente no sentido Centro.

No local, estão sendo instaladas placas alertando aos usuários sobre a nova faixa reversível. As placas contêm dizeres como “Só ônibus na reversível de segunda a sexta-feira, das 17 às 20 horas” e “40 km/h”, impondo a velocidade máxima permitida na faixa reversível durante sua ativação.

Para a faixa na Rua Loefgreen, três linhas de ônibus terão itinerários alterados: 476A/10 Ipiranga – Term. Santo Amaro, 695T/10 Term. Capelinha – Metrô Vila Mariana e 695T/51 Term. Capelinha – Metrô Vila Mariana.

No corredor Norte-Sul, em um primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada somente depois da deflagração de todas as etapas relativas à implantação da faixa exclusiva à direita no Corredor Norte/Sul.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


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