Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

DF - Mais 66 novos ônibus vão para as ruas

Quinta, 11 Julho 2013 20:32

 Da Redação, com informações do DFTrans

Mais 66 novos ônibus vão para as ruas
Foto:Hmenon Oliveira-27/06/2013


Passageiros do Recanto das Emas passam a contar, a partir de sábado (13), com os novos veículos do transporte público; Estrutural recebeu 50 veículos no fim do mês passado
BRASÍLIA (11/7/13) - A Expresso São José colocará mais 66 novos ônibus nas ruas este sábado (13), o que beneficiará moradores de cinco cidades do Distrito Federal.

Os novos carros rodarão em 25 linhas, que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires, - todas elas eram operacionalizadas pela própria empresa, que passará a participar da integração com o metrô e com os novos coletivos.

"É muito importante perceber que essa nova incorporação de veículos comprova nosso compromisso em trazer uma nova era para o transporte público do DF, e em cumprir rigorosamente o cronograma previsto", destacou o governador Agnelo Queiroz.

Apesar de o Recanto das Emas pertencer à Bacia 3 – onde a empresa HP-ITA irá operar –, a população da cidade será beneficiada com os novos veículos, pois as linhas são "compartilhadas" em mais de uma bacia, conforme está previsto no edital que determinou as regras para a renovação da frota.

A Expresso São José ganhou a licitação para assumir a Bacia 5 – onde estão Ceilândia (ao norte da avenida Hélio Prates), Estrutural, Taguatinga (ao norte da QNG 11), Vicente Pires e SIA, além da Brazlândia.

Recentemente, a empresa colocou 50 novos carros na Cidade Estrutural, que substituíram os veículos da Viplan e Planeta, que operavam em 12 linhas.

CONFORTO– Os veículos da São José circulam na cor dourada, semelhante à tonalidade que o grupo usa hoje, e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas.

Os carros também possuem rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.

"Sempre foi nossa preocupação irmos além nessa licitação, tanto que para isso exigimos que os ônibus da nova frota trouxessem inovações à altura do povo do DF", ressaltou o vice-governador Tadeu Filippelli.

Outras inovações são sistema de som, GPS, além de computador de bordo que auxilia o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros.

RENOVAÇÃO – A Expresso São José, que é a primeira das empresas a entregar os veículos para renovação da frota, colocará nas ruas 576 ônibus.

Ainda este mês chegarão às ruas os ônibus da bacia 2, de cor amarela, da Viação Pioneira, que colocará 640 novos veículos em circulação no Gama, Santa Maria, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way e São Sebastião.

Até outubro, outras duas empresas passarão a operar: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente.

A Piracicabana (que vai atuar na Bacia 1) colocará, até dezembro, os novos ônibus em circulação, o que representará uma renovação quase total da frota.

Veja as linhas que ganharão novos ônibus neste sábado (13):
0.038 Riacho Fundo I/Taguacenter
0.381 Riacho Fundo I/Taguacenter
0.812 P Sul/P Norte
812.1 P Norte (Via Leste)
812.2 Riacho Fundo II/P Norte (Via Leste)
0.805 Recanto das Emas / Taguacenter (Buritinga - Feira dos Goianos)
805.1 Recanto das Emas / Taguacenter ( Pistão Sul-Comercial)
805.2 Circular Recanto das Emas / Taguatinga Centro
805.3 Recanto das Emas / Taguacenter (Comercial / SAMDU Sul - Norte)
805.4 Circular Recanto das Emas / Taguacenter (Pistão Sul)
805.8 Recanto das Emas / Taguatinga Centro (Via Boca das Mata)
805.9 Taguacenter/Boca da Mata
0.872 REC.EMAS (Q 800) - R. FUNDO II / TAGUACENTER (FEIRA DOS GOIANOS)
872.1 RIACHO FUNDO II (QS 18) / TAGUACENTER (FEIRA DOS GOIANOS)
872.2 REC. EMAS (Q 800) - R. FUNDO II (QS 18)/ TAGUATINGA CENTRO
872.3 REC.EMAS (Q 800) - R. FUNDO II / TAGUACENTER
872.4 RIACHO FUNDO II (QS 18) / TAGUATINGA (PISTÃO SUL)
872.5 TAGUACENTER/300/500
872.8 REC. EMAS (QD. 800) / TAG. CENTRO (VIA BOCA DA MATA)
872.9 REC. EMAS (QD. 800) / TAGUACENTER (VIA BOCA DA MATA)
0.953 Vicente Pires/ W3 Sul-Norte
0.962 Vicente Pires/SIG (Rodoviária - Esplanada - EPTG)
0.946 Recanto das Emas (Riacho Fundo II)/P Norte (Via Leste-QNR 05)
953.2 Rodoviária do Plano Piloto/Vicente Pires
0.960 Recanto das Emas/Vicente Pires (Pistão Norte-Sul)

SAIBA MAIS:




Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário