Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 30 de julho de 2013

São Luís - Prefeitura inicia vistoria das condições de uso dos ônibus da capital

29/07/2013




 Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início nesta segunda-feira (29) a um processo de vistoria das condições de uso dos coletivos que circulam na capital maranhense. A titular da SMTT, Fabíola Aguiar, destacou que a fiscalização alcançará toda a frota de veículos onde serão analisados 29 itens, conforme prevê a Lei Municipal 4.330/96.
"Existe uma previsão para que essa vistoria seja realizada a cada semestre e são analisados vários aspectos dos veículos, como a documentação, a parte mecânica, a segurança e o conforto oferecido pelo veículo. Esse último item está relacionado a checar se os assentos estão em perfeito estado de uso ou se os degraus não estão com o piso liso", explica a secretária.
Os ônibus inspecionados receberão selos informando a respectiva situação deles diante da avaliação. Os que tiverem necessidade de adequações serão identificados por um selo vermelho. As empresas receberão prazo para solucionarem os problemas e, caso não cumpram as determinações, poderão ser multadas ou o veículo poderá ter a catraca fechada, impossibilitando a cobrança da tarifa.
"Notificada a empresa existe um tempo para adequação, mas esse prazo varia dependendo do item a ser reparado. Se for algo que ofereça risco como a falta de freio, o veículo fica impedido de circular", comenta Fabíola Aguiar.
Outro item checado durante a vistoria é o tempo de uso do ônibus, as empresas com coletivos com mais de sete anos são notificadas a retirarem esses veículos de circulação. A secretária da SMTT ressaltou que a renovação da frota é importante para a melhoria do transporte público e que as empresas estão recebendo prazo para fazerem essas alterações. 

CRONOGRAMA
Devido à quantidade de coletivos existentes na capital, foi estabelecido um cronograma para a realização das vistorias. A previsão é que até o final do ano toda a frota seja inspecionada. A secretária Fabíola Aguiar lembra que o prazo é necessário porque a vistoria é um procedimento que demanda tempo devido ao número de itens analisados. Ela destaca que é feito um controle dos dados de cada veículo para verificação dos prazos de adequação.
A preocupação com a melhoria da qualidade do sistema de transporte público é um dos compromissos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Em fevereiro deste ano, visando o bem estar dos passageiros, a SMTT realizou inspeções sobre as condições de limpeza e segurança da frota. Na época, 15 itens eram inspecionados durante as abordagens, esses quesitos também estão presentes na vistoria iniciada esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário