Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cubatão - Estudantes da rede estadual de ensino em Cubatão têm transporte gratuito garantido

11/07/2013


Diretoria de Ensino passa a partir de agosto a fornecer passes e transporte para alunos das escolas estaduais
 
Após partir do dia 1º de agosto, a Diretoria de Ensino Região de Santos passará a fornecer os passes escolares gratuitos e também deve assumir o transporte fretado dos estudantes com idade até 12 anos das escolas estaduais de Cubatão. De acordo com publicações no Diário Oficial do Estado de São Paulo, realizadas no final de junho, a Diretoria já contratou a Viação Translíder, para o fornecimento dos passes escolares, e a empresa Yellow Tour Turismo e Transporte Ltda., que fará o transporte escolar em ônibus fretado para os alunos do Ensino Fundamental I.

"A medida vai garantir a manutenção do passe livre para todos os estudantes de Cubatão, inclusive do Ensino Médio", destaca o secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio. Segundo ele, a partir de agora, a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) será somente com o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Até o dia 10 de abril deste ano, a Seduc fornecia aos estudantes da rede estadual cerca de 3.500 passes escolares, além de atender outros 400 alunos com o transporte escolar fretado.

"Com o empenho da prefeita, dos vereadores, da Seduc e da Diretoria de Ensino, conseguimos que o transporte escolar fosse garantido aos alunos da rede estadual de Cubatão", destacou Fábio Inácio, lembrando que o Município é um dos poucos que mantêm o transporte escolar como prioridade, oferecendo qualidade nesse tipo de atendimento.

Benefício - Os estudantes da rede municipal de Cubatão contam com um benefício que poucos possuem nas demais cidades da região metropolitana da Baixada Santista. Trata-se do transporte escolar gratuito, oferecido em ônibus fretado ou em forma de passe escolar, dependendo da idade e necessidade do beneficiado.

"Cerca de 6.700 estudantes cubatenses, da educação básica, inclusive alunos com deficiência, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de ensino, e também os universitários contam com essa facilidade para chegar à escola ou faculdade diariamente", destaca o secretário municipal de Educação, Fábio Oliveira Inácio.

De acordo com o Serviço de Bolsas e Passes (SBP), da Secretaria Municipal de Educação, para ter direito ao transporte escolar, o aluno deve residir a pelo menos 1,5 quilômetro da unidade de ensino onde estuda. São beneficiados com passes escolares estudantes do Ensino Fundamental maiores de 12 anos ou matriculados nas classes da EJA. Os demais, que estudam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, são transportados em ônibus escolar fretados, cujo serviço é atualmente prestado pelo Consórcio Tel Líder.

Já os estudantes universitários contam com 1.300 vagas nos 24 ônibus fretados da Viação São Bento, que saem de Cubatão em direção às universidades de Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande no período noturno. Segundo Fábio Inácio, esse transporte está garantido até o final de 2013, já que uma empresa da região firmou parceria com a Prefeitura e vai custear os gastos desse serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário