Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

DF - Moradores do Itapoã e Paranoá começam a utilizar ônibus novos

Segunda, 29 Julho 2013 09:37

Ailane Silva, da Agência Brasília


Fotos: Roberto Castro/GDF 
Moradores do Itapoã e Paranoá começam a utilizar ônibus novos


Usuários receberam 30 veículos que entraram em circulação na manhã de hoje
BRASÍLIA (29/7/13) – Os 30 primeiros ônibus novos da frota que atenderá Paranoá e Itapoã começaram a rodar na manhã de hoje. O governador Agnelo Queiroz e o vice-governador Tadeu Filippelli fizeram o trajeto completo em um dos veículos até a Rodoviária do Plano Piloto para conferir o funcionamento.

"A viagem está muito boa e confortável. Esses ônibus possuem cadeiras acolchoadas, motores que fazem menos ruído e que poluem menos, e além de tudo, são adaptados para acessibilidade de pessoas com deficiência", descreveu o chefe do Executivo.

O vice-governador destacou que os novos ônibus- de uma frota total de 120, da Viação Pioneira - representam mais um avanço para modernizar o sistema de transporte coletivo.

"Esse é mais um passo para a revolução do transporte público no Distrito Federal. Além de mais conforto, os passageiros terão acesso à integração, que gera economia para quem precisa pegar duas linhas", destacou.

Os passageiros do Paranoá, Itapoã e das outras cidades beneficiadas - Estrutural e Vicente Pires, com 50 e 66 novos carros respectivamente - têm direito à integração quando usam o ônibus novo com o metrô ou com outras linhas da TCB, no prazo de até duas horas. Com isso, eles pagam apenas R$3 para fazer o percurso completo.

"Acredito que o DF terá o melhor sistema de transporte público do Brasil. Vamos ter melhorias para quem é usuário e para quem é trabalhador", comemorou Walter da Silva Ferreira, que trabalha há mais de 23 anos como cobrador.

CONFORTO – Os automóveis possuem GPS e serão fiscalizados por um sistema de monitoramento georreferenciado, o que possibilitará melhor acompanhamento e intervenção da operação, inclusive, quanto ao cumprimento da tabela de horários e percurso.

Além disso, os passageiros que utilizarem carros da frota moderna poderão consultar os itinerários em quatro painéis eletrônicos ao redor do ônibus e, ao embarcar, terão bancos estofados e anatômicos com encosto para a cabeça e um piso que abafa o ruído enquanto as pessoas caminham para se acomodar em seus lugares.

Vidros fumês para diminuir a incidência de luz solar, motor menos poluente, e tecnologia que permite o uso de óleo Diesel S-10, que emite menos enxofre, também estão entre as novidades, além de portas elétricas mais silenciosas, com sistema que impede a movimentação do ônibus quando ainda abertas.

A passageira Cibele Santana dos Santos utiliza transporte público todo dia para ir ao trabalho e disse estar ansiosa. "Nossa expectativa agora é de melhoria. Acredito que essa ação vai diminuir uma série de transtornos, e vai aumentar nossa qualidade de vida", comemorou.

Veja abaixo em quais linhas os novos veículos vão operar e consulte aqui os horários e itinerários.

· 100.2 - Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (L2 Sul)
· 0.759 - Itapoã (água de coco)/W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
· 759.1 - Paranoá - Itapoã (DF - 005)/ W3 Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
· 0.761 - Paranoá/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)
· 761.1 - Cond. La Font-N. Horizonte/Paranoá (Av. Paranoá)/Rodoviária Plano Piloto (Ponte JK)
· 0.762 - Paranoá (Condomínio Del Lago)/Eixo Norte (Rodoviária do Plano Piloto)
· 0.764 - Paranoá (Condomínio Del Lago)/Rodoviária do Plano Piloto (Ponte JK)

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário