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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Iveco expõe sua linha completa de ônibus e apresenta seu primeiro modelo rodoviário na Transpúblico 2013

04 DE JULHO DE 2013



A Iveco leva todas as soluções de sua linha completa de veículos comerciais para o transporte de passageiros durante a Transpúblico 2013, congresso e exposição do setor de ônibus que estão sendo realizados entre os dias 3 e 5 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Para marcar sua participação, a empresa lança no evento o chassi rodoviário Eurorider, a base do ônibus "Mosqueteiro" que será entregue ao Sport Club Corinthians Paulista, em ação que finaliza uma campanha realizada nas redes sociais. Outro destaque será o Daily Minibus Elétrico, veículo-conceito resultante das pesquisas da Iveco em projetos de sustentabilidade, desenvolvido para aplicações de transporte (tanto turístico quanto profissional) em áreas que busquem soluções com baixo impacto ambiental.


No Brasil, a fabricante iniciou sua ação comercial no segmento de ônibus em outubro de 2012, quando anunciou o lançamento de sua plataforma de desenvolvimento de produtos dedicada a esse mercado. A comercialização dessa linha de veículos e os serviços de pós-venda são prestados hoje pela extensa rede de concessionárias Iveco, que chega a 109 pontos estrategicamente distribuídos pelo País.

No estande na Transpúblico 2013, serão expostos o chassi rodoviário Eurorider (que atende a faixa de 19 toneladas), os novos modelos CityClass (nas versões escolar, fretamento e turismo/executivo, que atendem a faixa de micro-ônibus de 7 e 8 toneladas), o chassi S170 (para aplicações urbanas e interurbanas no segmento de 17 toneladas com motor dianteiro), o Daily Minibus (destinado ao nicho de vans Premium para transporte executivo e de turismo) e o Daily Minibus Elétrico (veículo que se agrega aos projetos de Sustentabilidade da Iveco e é uma evolução do Daily Elétrico feito em parceria com a Itaipu Binacional).

CityClass: novas versões

Antes de outubro de 2012, dentro do segmento de micro-ônibus, a Iveco disputava apenas o mercado de 7 toneladas com uma versão escolar do CityClass, vendida por meio de licitações para o programa Caminhos da Escola, do FNDE. Desde 2010, foram comercializadas mais de 7.000 unidades deste produto.

Agora, além da versão escolar, a Iveco leva à Transpúblico mais dois novos modelos: Fretamento e Turismo/Executivo. Na parte mecânica, todos os CityClass investem na mesma configuração do comercial leve Daily 70C17 HD: o motor é o FPT F1C Dual Stage Euro V common rail de 3.0 litros, com 170 cavalos de potência, 450 Nm de torque, e com tecnologia EGR (que dispensa o uso do reagente Arla 32). Acoplado ao painel, está o câmbio ZF de seis marchas, que facilita a condução e a ergonomia do motorista.

Outro destaque do produto, principalmente no que se refere à segurança do motorista e dos passageiros, é o sistema de freios hidráulico pneumático Heavy Duty "já utilizado nas versões do Daily 70C17 HD" com maior capacidade e eficiência de frenagem.

O novo Iveco CityClass aumentou sua capacidade de carga, o que o torna um novo player no segmento dos micro-ônibus de até 8 toneladas. Juntos, os segmentos de 7 e 8 toneladas representam 47% do total do mercado dos micro-ônibus do País, cujas vendas alcançaram 9.200 unidades em 2011. Além de ampliar o mercado do CityClass, a mudança permitiu a opção de mais um entre-eixos de 4.350mm (além dos tradicionais 3.750 e 3.990mm). Com essa nova medida, o micro-ônibus da Iveco aumenta sua capacidade em número de passageiros e garante a possibilidade de maior retorno financeiro aos clientes.

Na versão escolar, por exemplo, o CityClass agora pode transportar até 36 alunos (contra 29 anteriormente), o que trouxe um ganho de 25% em sua capacidade de transporte. Na versão Fretamento, ideal para o transporte de curtas e médias distâncias, a capacidade máxima é de 25 assentos. Já na versão Turismo / Executivo, recomendada para serviços exclusivos, como viagens e receptivo, são 19 poltronas reclináveis com espaçamentos maiores para total conforto aos passageiros.

Em termos de opcionais, o modelo escolar pode ter itinerário eletrônico, porta-mochilas suspenso, CD-player e poltronas em tecido. A versão fretamento, que já vem de série com poltronas reclináveis, janelas de vidros fumê, porta pantográfica, bagageiro traseiro e porta-pacotes superior, tem como opcionais o ar-condicionado de teto e desembaçador/ar quente. A versão Turismo/Executivo é que comporta mais itens: poltronas reclináveis, janelas coladas na lateral, porta-pacotes de luxo com luz de leitura, cortinas na área de passageiros e ar-condicionado com duto central. Para essa versão, os novos opcionais são geladeira, monitor LCD e DVD player automotivo, plugue carregador de celular e parede de separação total entre motorista e passageiros. Todas as versões contam ainda com a suspensão pneumática opcional, que proporciona máximo conforto aos ocupantes, principalmente em percursos de média e longa distância.

Daily Minibus: uma van Premium



O Iveco Daily Minibus está disponível nas versões turismo/executivo e fretamento, nas configurações 45S17, com entre-eixos de 3.300mm, e 55C17, com entre-eixos de 3.950mm, o maior espaço interno do segmento. Na Transpúblico 2013, o 55C17 chega com três novidades: o acesso dos passageiros agora é feito pela porta dianteira esquerda, o que oferece um maior controle ao motorista. Além disso, a capacidade de passageiros passou de 18+1 para 19+1. Por fim, a porta lateral corrediça que servia de acesso agora é fechada, elevando a segurança no transporte.

Todos os modelos são equipados com o motor FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR e potência de 170 cv. Por ser um veículo desenvolvido e produzido no Brasil, os Daily Minibus são 100% financiados via Finame.

As versões turismo/executivo vêm de fábrica com ar-condicionado duplo para motorista e passageiros com duto central, vidros verdes, trio elétrico, poltronas reclináveis - com descansa pernas, porta-copos, cabide e porta-revistas integrados - porta-pacotes, cortinas no espaço de passageiros e uma série de opcionais como bagageiro traseiro e monitor LCD 15' com DVD player, além de poltronas em couro e freios ABS. Para essa aplicação, é possível encontrar o veículo nas configurações: 14+1, 15+1 e 18+1 passageiros.

A versão para fretamento tem capacidade para 15+1 ou a exclusiva 19+1, que assegura um custo ainda mais competitivo por passageiro transportado. Essa versão traz diversos itens de série, como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros com duto central, ar quente, piscas nos espelhos, computador de bordo, imobilizador, piloto automático e alto falantes no espaço de passageiros.

Chassi S170: para o mercado de 17 toneladas

O S170 é um produto que atenderá o segmento de ônibus de 17 toneladas, um dos que mais crescem no Brasil em função da renovação das frotas urbanas, principalmente nas grandes metrópoles. Projetado no Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o S170 chegará ao Brasil em duas configurações: urbano e fretamento/intermunicipal. A principal característica desenvolvida no projeto S170 é o seu baixo custo operacional. O produto foi cuidadosamente concebido para trazer aos clientes robustez, confiabilidade, alta disponibilidade e economia de combustível.

Para chegar a esse conjunto de características positivas, desde 2006 a Iveco vem realizando uma série de testes de campo em mais de 50 veículos montados sobre chassis produzidos na fábrica de Córdoba, Argentina. Esses veículos, alguns com mais de 500.000 quilômetros rodados, estão em operação até hoje com grandes clientes das regiões Sul e Nordeste do País.

Equipado com uma nova versão do motor FPT NEF6 ID de 6,7 litros, 280cv e 950Nm, o Iveco S170 oferece potência e torque excelentes. Seu chassi é robusto e confiável e será oferecido com três opções de suspensão, incluindo a exclusiva versão pneumática - uma grande inovação da empresa neste segmento -, que garante aos passageiros o máximo de conforto em todas as aplicações. A transmissão é acionada por um sistema a cabo de engate de marchas que demanda baixo esforço por parte do motorista, além da coluna de direção ajustável, standard de fábrica.

Fonte: Iveco

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