Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 30 de julho de 2013

São Paulo - Primeira reunião do Conselho Municipal de Transporte será no dia 2

30/07/2013 11h15

Texto descritivo da imagem


Fórum é formado por representantes do poder público, empresas e sociedade civil. Objetivo principal será debater a licitação para renovar a concessão do serviço na capital. Veja abaixo a lista completa dos conselheiros
A primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) será realizada na próxima sexta-feira (2), a partir das 8h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro. O encontro inicial servirá para a instalação do fórum e, também, para apresentação dos conselheiros.  

A lista com os 39 representantes já está definida: são 13 da Prefeitura, 13 dos operadores de serviço (sindicatos, associações e concessionárias de transporte) e outros 13 da sociedade civil. Além deles, outras nove pessoas participarão do fórum como convidados, totalizando 48 representantes. 

Entre os conselheiros há um representante do Movimento Passe Livre (MPL), que liderou as manifestações na capital durante o mês de junho, e da Associação dos Ciclistas de São Paulo.

Licitação
A criação do Conselho de Transporte foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad no dia 26 de junho.  Na ocasião, Haddad anunciou uma série de medidas para o transporte público, entre elas o cancelamento da licitação para renovar a concessão do serviço na cidade para que o assunto pudesse ser debatido com a sociedade. 

“Eu estou cancelando a licitação por uma razão muito simples: não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular”, disse o prefeito, que anunciou também 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em toda a cidade até o fim de 2013 – mais de 90 quilômetros já foram instalados até o momento.

Os assuntos relacionados ao transporte da Capital também estão sendo discutidos nas reuniões do Conselho da Cidade. No encontro do último dia 17, os conselheiros debateram as formas de financiamento para o transporte público, atendendo aos pedidos da população para que a tarifa não seja alta. A ideia principal é de que o transporte individual financie o transporte coletivo urbano. Na reunião, Fernando Haddad sugeriu que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada nos combustíveis, seja municipalizada.

Transparência
Oficializado no dia 2 de julho com a publicação do decreto 54.058, o Conselho de Transporte tem como missão debater questões importantes relacionadas ao transporte coletivo de São Paulo e dar voz a todas as camadas da sociedade na construção de um novo modelo. Um dos principais desafios do novo fórum será discutir a licitação para renovar os contratos de concessionários e permissionários do novo sistema de transporte público.

”Queremos que a sociedade se aproprie dos números. É este o objetivo do conselho (do Transporte). Eu não quero que pairem dúvidas sobre os números desse setor”, afirmou o prefeito Haddad, na última reunião do Conselho da Cidade, no dia 17.

Tarifa
A redução da tarifa do transporte público da cidade de R$ 3,20 para R$ 3 foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad no dia 19 de junho. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin também anunciou a medida para as tarifas do metrô e da CPTM.



Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário