Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 30 de julho de 2013

São Caetano do Sul - São Caetano ganha seis novos ônibus adaptados (3/7/13)


Mark Ribeiro
Da Redação 
A frota de 51 ônibus que circulam pelas oito linhas municipais de São Caetano do Sul ganha o reforço de seis veículos adaptados a portadores de deficiências físicas. Com a aquisição, feita pela Viação Padre Eustáquio (Vipe), empresa que opera o sistema, 90% do coletivo passa a ser acessível, com elevadores para cadeiras de rodas e rampas de acesso.

Entre outros itens de acessibilidade estão bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e portadores de deficiências, espaço para fixação segura da cadeira de rodas e para cão-guia.

Os novos ônibus entraram em operação em junho, substituindo seis veículos não adaptados e com alta quilometragem. O contrato celebrado entre a Prefeitura e a Vipe em 2007 determina que a idade média da frota seja de no máximo seis anos.

Os modernos coletivos também já estão equipados com GPS, uma solução integrada para monitoramento, operação e gerência em tempo real dos ônibus que abrange toda a frota.

Meio ambiente – Além de oferecer mais conforto aos deficientes físicos, a frota de São Caetano também evidencia a preocupação da administração com o meio ambiente. Os ônibus possuem tecnologia menos poluente e emitem 80% menos materiais particulados. Com isso, a redução das emissões de óxidos de nitrogênio pode chegar a 63%.

O sistema segue as determinações do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para atingir os índices de redução de poluição exigidos, além do tanque de óleo diesel, os ônibus possuem outro compartimento, abastecido com o fluído ARLA 32, que contém 32,5% de ureia industrial.

Quando há a queima de combustível os gases entram em contato com o ARLA 32, injetado no sistema de escape eletronicamente. Isso provoca uma reação química pela qual os agentes poluidores são reduzidos ou anulados. Boa parte do óxido de nitrogênio, composto nocivo à saúde, é transformada em nitrogênio puro, substância presente na natureza.

A frota é abastecida diariamente com o diesel S10, com menor teor de enxofre. Todos os ônibus passaram por testes de opacidade (equipamento que analisa a fumaça emitida por motores) e foram aprovados.
(3/7/13)
Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário