Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Guarujá - Prefeitura inicia a implantação do corredor exclusivo de ônibus na Avenida Dom Pedro I

07/12/2012

imagem - sex, 07/12/2012 - 18:51

imagem - sex, 07/12/2012 - 18:51


Um melhor vai e vem para todos que utilizam o transporte público de Guarujá. É com essa intenção que partir da próxima segunda-feira (10) a Prefeitura começa a implantar o corredor exclusivo para ônibus na Avenida Dom Pedro I, na Enseada, com a demarcação da via, ou seja, pintura horizontal — faixa que fará a segregação do transporte.
 
O objetivo principal é melhorar o fluxo de ônibus nos horários de maior movimento da via, principalmente durante a temporada de verão. O corredor funcionará em caráter experimental de 90 dias e começa na altura da Rua Silvio Daige e segue até a Avenida Atlântica.
 
Além dos ônibus, as ambulâncias terão exclusividade. Inicialmente, o projeto será implantado apenas na Avenida Dom Pedro I, com a proposta de ser estendido, futuramente, para outras vias. 

De acordo com a diretora de Trânsito e Transporte Público de Guarujá, o corredor funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas. Será destinada à faixa da direita nos dois sentidos da via, para uso exclusivo dos coletivos nos horários determinado. Durante esse tempo será proibida a circulação de outros veículos.
 
Levando em consideração o tempo que os ônibus levam para percorrer a via no período de férias (alta temporada) e feriados prolongados, e também no horário pico, já que aproximadamente 100 mil munícipes utilizam o transporte público como meio de locomoção diariamente na Cidade. Destes, um terço é de gratuidade e integração.
 
O passageiro é o público mais afetado quando ocorre alguma anormalidade no tráfego. Ele acaba ficando um tempo muito grande dentro do coletivo e isso prejudica suas atividades, como por exemplo, o horário de entrada no trabalho, por isso a implantação desse projeto.
 
A sinalização de solo será feita pela empresa vencedora da licitação e levará aproximadamente uma semana para ser concluída (levando em conta as condições climáticas - chuvas) sendo realizada sempre no período noturno.
 
Assim que for concluída a demarcação do espaço por sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas) o corredor começa a operar. Porém, antes será feita uma panfletagem e orientação aos motoristas, motociclistas e ciclistas. Nesse período os condutores serão apenas orientados e não autuados.    
 
No pico da manhã e da tarde, em condições normais de tráfego e operação, o intervalo médio entre os coletivos é de aproximadamente três minutos, em ambos os sentidos. Diariamente 60 ônibus cumprem o itinerário de oito linhas, realizando um total de 750 viagens, aproximadamente, de ida e volta.
 
Evite multas 
• O valor da multa par os motoristas que estacionarem seus veículos no trecho da faixa exclusiva durante o período de funcionamento é de R$ 85,13 (média) mais quatro pontos na carteira (CNH)
• Transitar na faixa acarreta multa de R$ 53,20 (média), mais três pontos.        
 
Permitido
• Parar o veículo na faixa pelo tempo estritamente necessário ao embarque e desembarque de passageiros.
• Acessar a faixa exclusiva do ônibus para virar à direita ou sair das vias transversais. Tome o cuidado para cruzá-la no local onde é seccionada e sinalize sempre com a luz da seta.

Fonte: Prefeitura de Guarujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário