Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Curitiba - Saiba quais são os ônibus que levam ao Zoo

29/12/2012 08:00:00

principal


Localizado no Parque Iguaçu, e atendido por duas linhas de ônibus alimentadores que partem, respectivamente, dos terminais Pinheirinho e Boqueirão, o Zoológico de Curitiba, endereço de uma rica fauna sob a guarda da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é uma boa sugestão de lazer durante o período de férias escolares. 

O sistema de transporte urbano é gerenciado pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que define horários, trajetos e tipos de ônibus para cada linha, de acordo com a demanda de passageiros nos dias úteis e nos fins de semana.

A sugestão é deixar o carro em casa e conhecer o zoológico, embarcando em uma das linhas – Pinheirinho / Zoológico, com saída do terminal Pinheirinho, ou a linha Zoológico, com saídas do terminal Boqueirão. O ponto final de ambas é na frente do principal portão do zôo, na rua João Miqueletto, no Alto Boqueirão.

Os dois percursos remetem a cenários bucólicos, mostrando paisagens cercadas de muito verde, casas antigas com jardins e cercas de madeira, que lembram os moradores pioneiros da região, além de ruas calmas, com pouco tráfego.
Além dessas atrações, o visitante, além de economizar combustível, pagando apenas R$ 2,60 pela passagem, em qualquer uma das linhas, de segunda-feira a sábado, conta com a chamada tarifa domingueira. No domingo, em qualquer linha da Rede Integrada de Transporte, a passagem custa apenas R$ 1,00.

Ao embarcar nos ônibus de uma das linhas, nada de pressa, seja durante a semana, ou então aos domingos, quando o endereço é atendido apenas pela linha número 688 - Pinheirinho / Zoológico. Já a linha 536 – Zoológico – via Vila Nova -, atende o público sete dias por semana. 


Atrações – O zoológico, localizado no interior do Parque Regional do Iguaçu, na região sul/sudeste de Curitiba, exibe centenas de animais procedentes das mais variadas partes do mundo, entre aves, répteis e mamíferos.  Todos estão alojados em ambientes amplos e similares aos encontrados no ambiente natural.

Nos diversos lagos encontram-se várias espécies de aves migratórias e a mata abriga animais nativos de vida livre. Quem visita o local, conta com um Centro de Informações que presta atendimento ao público e realiza atividades de educação ambiental. Os cuidados com os animais cabem à equipe do Departamento de Pesquisa e Conservação da  Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e não abre segunda-feira, quando é feita a manutenção. Visitantes não devem entrar com animais no local. Por causa do grande número de visitantes que continuam no local após o fechamento dos portões às 17h, os ônibus urbanos que atendem o zoológico fazem o transporte de volta ao terminal, com intervalos de 30 minutos, das 17h às 19h30, de segunda-feira a domingo.

Transporte – Ao optar por uma das linhas de ônibus, o visitante, em dias úteis e fim de semana, dispõe de diversos horários e alternativas de percurso.
Confira as linhas

• Linha alimentadora 536 – Boqueirão / Zoológico – de segunda-feira a sábado, os visitantes contam com um ônibus a cada meia hora, saindo ou zoológico, ou do Terminal Boqueirão. A primeira viagem de coletivos comuns, do zôo ao terminal é às 6h da manhã, e a última, às 19h, com intervalos de uma hora. 

Do terminal ao zôo, ônibus equipados com elevadores – o que facilita a mobilidade e locomoção de cadeirantes e portadores de deficiências -, fazem viagens regulares, também com intervalos de uma hora, das 6h30 às 19h30.

Já aos domingos, quando a demanda é maior, os ônibus são liberados pelos fiscais da Urbs, no terminal, desde que lotados. Mas como a procura pelo endereço é grande aos domingos, os ônibus comuns que circulam no sentido Zoológico-Terminal, com intervalos de uma hora, circulam das 6h às 19h. No sentido inverso, os que contam com elevadores, fazem o transporte regular, igualmente com intervalos de uma hora, das 6h30 às 19h30.

Ainda aos domingos há saídas do terminal, de ônibus comuns que vão diretamente ao zoológico, sem paradas intermediárias, das 10h às 19h, com intervalos de uma hora, enquanto os veículos equipados com elevadores, também sem parada, saem do Parque Iguaçu, regularmente, de hora em hora, das 10h30 às 19h30.

Os ônibus fazem o percurso pelas ruas Pastor Carlos Frank, Zonardy Ribas, Maestro Carlos Frank, Januário Alves de Souza, Pastor Antônio Polito, Francisco Derosso, Eduardo Pinto da Rocha, por onde chega à rua Miqueleto, onde está a entrada principal do zoológico.

A volta, a partir da rua João Miqueleto, é pelas ruas Eduardo Pinto da ocha, Francisco erosso, Pastor Antônio Polito, Januário Alves de Souza e Maestro Carlos Frank, por onde chega ao terminal Boqueirão.

• Linha alimentadora 688 – Pinheirinho / Zoológico – Essa linha funciona exclusivmente aos domingos, com frequência média de 27 minutos e com saídas do Terminal Pinheirinho, servida por três ônibus – parte deles igualmente dispondo de elevadores, facilitando o deslocamento de cadeirantes.

Os ônibus comuns deixam o terminal, respectivamente, às 9h; 9h27; 9h53; 10h20; 10h47; 11h13; 11h40; 12h07; 12h33; 13h; 13h27; 13h53; 14h20; 14h47; 15h13;15h40; 16h07; 1h33; 17h00; 17h27; 17h53.

Os equipados com elevador, saem do zoológico nos seguintes horários, igualmente com frequência média de 27 minutos: 9h40; 10h07; 10h33; 11h00; 11h27; 11h53; 12h20; 12h47; 13h13; 13h40; 14h07; 14h33;15h00; 15h27; 15h53; 16h20; 16h47; 17h13; 17h40; 18h07 e 18h33.

O percurso que os ônibus dessa linha fazem, a partir do terminal Pinheirinho, é pelas ruas João Rodrigues Pinheiro, Marechal Otávio Saldanha Mazza; Izaac Ferreira da Cruz, por onde chegam ao terminal Sítio Cercado. Prosseguem pelas ruas Francisco Derosso e Eduardo Pinto da Rocha, com ponto final na rua João Miqueletto. 

A volta, a partir dessa via, é pelas ruas Eduardo Pinto da Rocha, Francisco Derosso, Izaac Ferreira da Cruz. Ônibus prossegue, depois do terminal Sítio Cercado, pelas ruas Izaac Ferreira da Cruz, João Bochnia; Emanoel Voluz, avenida Winston Churchill, além das ruas Leon Nicolas, André Ferreira Barbosa e João Rodrigues Pinheiro,  por onde chegam ao terminal Pinheirinho.

Serviço 
Zoológico de Curitiba – Parque Regional do Iguaçu – Alto Boqueirão

Acesso pela rua João Miqueletto
Abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Não atende segunda-feira – fechado para manutenção
Telefone para informações – (41) 3378-1221
Acessos por ônibus: de terça-feira a domingo – linha 538 – Boqueirão / Zoológico; exclusivamente aos domingos – linha 688 – Pinheirinho / Zoológico. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário