Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Carris adquire 27 novos ônibus em 2012 e implanta nova linha


31/12/2012 08:32:00

Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Empresa testou ônibus biarticulado como forma de qualificar o transporte público
Empresa testou ônibus biarticulado como forma de qualificar o transporte público
A Companhia Carris Porto-Alegrense completou 140 anos em 2012. Em comemoração, foi lançado um livro com fotos contando a história da nossa empresa em paralelo ao desenvolvimento da Capital. A Companhia foi homenageada pela Academia de Samba Puro no Carnaval de Porto Alegre, com o enredo Do tempo dos Bondes ao Apogeu da Tecnologia Moderna, a Carris é Patrimônio do Povo. Na parte operacional, foi testado o ônibus biarticulado, a fim de avaliar a compra futura do mesmo, visando atender a crescente demanda dos usuários e qualificar o transporte público. Neste sentido, foram adquiridos 27 novos ônibus, todos com acessibilidade. 
 
Também o horário de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cliente Carris (SACC) foi ampliado, além de ter sido realizado concurso para preencher 73 vagas em diversas funções. A linha T11A foi implantada, que desafoga as demais linhas que trafegam na Terceira Perimetral. Ainda, foi estendida a linha T11, com mais uma viagem diária nessa linha e adicionados três novos carros para o itinerário.
 
 A Carris começou  2012 participando do 5º Congresso da Cidade e do Fórum Social Temático. Aos colaboradores, foi oferecida a vacina contra a gripe e o vírus H1N1 a baixo custo. Foi implantado o Projeto Traçando Soluções - que visa liquidar as dívidas dos colaboradores através de mediação -, o Programa DNA Carris – que pretende melhorar o atendimento aos usuários qualificando e incentivando a busca contínua por gestão de excelência.
 
Ao longo do ano a Carris levou atrações culturais para dentro do C4 Balada Segura, como o Guri de Uruguaiana e a dupla Enzo y Rodrigo. 2012 foi um ano cultural na Carris. A companhia participou da produção do curta-metragem Final da Linha, que conta a história de um grupo de amigos que se conheceu na linha T2. Também foi levado às escolas o Projeto Vidhas: histórias de lutas e conquistas dos negros pelos Direitos Humanos. Foram lançados os cartões postais Fragmentos Urbanos, que foram produzidos através de um concurso cultural. 
 
Como forma de enaltecer a história de Porto Alegre e do desenvolvimento trazido à Capital pela Carris, foram apresentadas as exposições Porto Conexões Alegre: Linhas e Parques – abordando a história dos principais parques da cidade que tem relação com as linhas de ônibus da Companhia – e Temporânea – com objetivo de dar visibilidade e integrar a população no processo de recuperação que acontece em territórios de Porto Alegre.
 
A Carris esteve presente na Feira do Livro e Feira do Livro Infantil, com a distribuição de livros do Patrono da Feira, Luiz Coronel, em parceira com a Caixa Econômica Federal. Participamos ainda do 1º Encontro da Consciência Negra e do Dia Mundial Sem Carro, no qual foi apresentado o ônibus ecológico da Carris.
 
Ao final do ano levamos às ruas o espírito natalino com nosso ônibus decorado guiado pelo Papai e Mamãe Noel, que distribuía doces às crianças que embarcavam em nosso coletivo.
 
Ao longo do ano também foram prestados serviços à comunidade através de parcerias firmadas para operar as linhas sociais: Linha Solidária, Linha da Pequena Empresa, Bicho Amigo, Orçamento Participativo, Ônibus Brincalhão, Linha Turismo, Territórios Negros, Linha do Tempo e Ônibus Palco.
 
Como reconhecimento do trabalho, a Carris recebeu o Prêmio Top of Mind da Revista Amanhã pelo 13º ano consecutivo, em 2012, como empresa de ônibus mais lembrada de Porto Alegre. Também recebeu a medalha de Responsabilidade Social, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado em virtude das suas atividades em Responsabilidade Social, além do Diploma Mérito Social e do Certificado de Responsabilidade Social. Neste ano, a Companhia Carris recebeu uma homenagem no evento de 25 anos de premiação da revista Maiores do Transporte & Melhores do Transporte. A publicação é uma edição especial das revistas Transporte Moderno e Technobus, as quais a Carris esteve presente ao longo de todos os anos da revista mostrando seu crescimento operacional e evolução da marca.
 
/carris /transportecoletivo
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário