Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cartão BOM é implantado em mais três estações da CPTM e duas do Metrô a partir desta quinta-feira (27/12)


27/12/2012

De 17/12 a 21/12, foram 38.856 utilizações no Metrô e na CPTM, 
cerca de 9 mil a mais do que a estimativa prevista para a primeira fase
O presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, acompanhou nesta quinta-feira (27/12) na Estação Tucuruvi do Metrô a implantação do cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) em mais duas estações do Metrô e três da CPTM. O cartão poderá ser usado nas estações Armênia e Tucuruvi da linha 1 do Metrô e nas estações Caieiras (Linha 7), São Caetano (Linha 10) e Grajaú (Linha 9) da CPTM. Com a integração física, os usuários terão a facilidade de utilizar apenas um modo de pagamento ao se transferir dos ônibus para a rede metroferroviária ou do metrô e do trem metropolitano para os ônibus.

Desde 17/12 essa integração ocorre nas Estações do Metrô Itaquera, Brás, Carrão, Penha e Barra Funda (Linha 3); e nas Estações da CPTM: Osasco, Carapicuíba e Barra Funda (Linha 8), Itaquera (Linha 11) e Brás (Linha 12). Nesta primeira fase, no período de 17/12 a 21/12, houve 26.116 utilizações na CPTM e 12.740 no Metrô, totalizando 38.856 utilizações – cerca de 9 mil a mais do que o previsto.
Em 22/12, o BOM foi implantado nas estações Mogi das Cruzes, Estudantes e Guaianazes da Linha 11; Itaím Paulista, São Miguel Paulista e Comendador Ermelino da Linha 12 e Itapevi da Linha 8 da CPTM.
O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da RMSP. Com o final desta etapa, a estimativa é de que sejam beneficiados 100 mil usuários em 22 estações do Metrô e da CPTM. Nas estações beneficiadas, a integração física vale para o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.
Benefícios do Cartão BOM

O projeto piloto da integração física do Cartão BOM foi lançado na Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô e CPTM pelo Governador Geraldo Alckmin, atendendo antiga reivindicação dos usuários quanto a unificação da forma de pagamento nos ônibus metropolitanos (gerenciados pela EMTU/SP), Metrô e nos trens da CPTM.
A unificação da forma de pagamento nos diferentes sistemas de transporte coletivo da RMSP facilita a adoção de novas políticas tarifárias e de gestão de transporte, beneficiando diretamente os usuários. Desde seu lançamento, o cartão BOM tem permitido maior agilidade entre as viagens, pois os usuários dos ônibus da EMTU não precisem mais comprar bilhetes individuais do Metrô e da CPTM. 
A recarga dos cartões BOM Vale Transporte e BOM Empresarial pode ser feita nas catracas dos ônibus metropolitanos e também nas 60 lojas e postos de atendimento distribuídos na Região Metropolitana de São Paulo. O BOM Comum pode ser recarregado nas lojas e postos de atendimento. A relação completa pode ser consultada no site www.cartaobom.com.br.
Como funciona o sistema

Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.
Adquira seu cartão BOM

O interessado em obter o cartão BOM deve ligar para o Consórcio Metropolitano de Transporte (CMT) no telefone 0800 - 771 1800 ou por meio do site www.cartaobom.com.br onde pode ser feito o cadastro, com retirada do cartão no posto indicado em sete dias corridos.
Fonte: EMTU


Nenhum comentário:

Postar um comentário