Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Curitiba - Delegação do governo argentino e empresários conhecem o sistema de transporte de Curitiba

| 14/12/2012


Carlos Roberto Bispo/IPPUC

Comitiva da Argentina, técnicos da Urbs e Ipuuc, na estação 
tubo Santa Bernadete, Linha Verde


Uma delegação formada por empresários e técnicos do governo argentino da área de transportes, visitou a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, no último dia 12, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta sexta-feira (14), com o objetivo de conhecer as experiências de Curitiba nas áreas de transporte e planejamento urbano.
Na Urbs, o grupo participou de palestra técnica com apresentação de funcionamento do sistema de transporte,  visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), que concentra o monitoramento do trânsito e do transporte em tempo real, e também percorreu a Linha Verde, a bordo dos ligeirões da linha Pinheirinho/Carlos Gomes.
Os visitantes demonstraram grande interesse pela experiência curitibana, especialmente as inovações mais recentes, como o uso do biocombustível 100% à base de soja, usada nos ligeirões azuis e a recente entrada em operação de 30 ônibus híbridos – os Hibribus, movidos simultaneamente por motores elétricos e com biocombustível, já em operação na linha Interbairros I e outras quatro linhas convencionais. A integração físico-tarifária igualmente foi objeto de  interesse.
Durante a visita à Linha Verde, o grupo conheceu o console instalado no painel do Ligeirão, que permite a comunicação direta do motorista com o CCO, permitindo a transmissão imediata de ocorrências, como acidentes, bloqueios de via ou eventual necessidade de desvios. A Linha Verde chamou a atenção pela estrutura do corredor formado por largas vias, além da preferência dada ao transporte ao longo de todo o eixo.
Na companhia de técnicos da Urbs e do Ippuc, o grupo, ainda durante a visita, conheceu a integração temporal disponível na Linha Verde, que permite ao usuário que vai ao centro da cidade, por exemplo, passar em qualquer uma das cinco estações e retornar ao bairro desembolsando apenas o valor de uma tarifa.
O grupo foi liderado por Hector Poggiese e Ines Schmith, ambos coordenadores do Plano Diretor de Transporte e Trânsito de Mar del Plata. A cidade, com cerca de 600 mil habitantes, fica na Província de Buenos Aires.
Fonte: URBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário