Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Governador Alckmin autoriza a compra de 22 VLTs que vão operar na Baixada Santista


21/12/2012

Primeiro veículo deve começar a circular em maio de 2014 em trecho de 11 quilômetros entre Santos e São Vicente 

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta sexta-feira, 21, em Santos, a compra de 22 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) para a Baixada Santista. A previsão é de que o primeiro veículo comece a operar em maio de 2014 no trecho de 11km entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. 

Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do Governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A concorrência para o fornecimento dos veículos foi vencida pelo Consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistema de Transportes S.A e Vossloh España S.A, no valor de R$ 251.887.649,31, cerca de R$ 33 milhões a menos do que o valor previsto no edital. A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. 

As principais características dos VLTs são: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; sete módulos; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.


Obras e sinalização
O primeiro trecho do VLT, de 11km, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do edital para execução de obras ainda em dezembro de 2012, com início das obras previsto para o começo de 2013. 

Também em dezembro está prevista a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação referente à compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros.
O trecho Conselheiro Nébias-Valongo tem previsão de publicação do edital de obras em março de 2013 e o início das obras em agosto de 2013. A conclusão dos dois trechos está prevista para 2014.

Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário