Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Ribeirão Preto - Design da nova frota do transporte coletivo de Ribeirão Preto é premiado em concurso

Ribeirão Preto, 30 de Novembro de 2012

A nova frota de ônibus da cidade destaca ícones da história e do desenvolvimento Ribeirão-pretano


Fotos Divulgação

Frota convencional com design vencedor do concurso


O design da nova frota do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto foi premiado com o 2º lugar na categoria Metropolitano de Passageiros, pelo desenho do ônibus convencional, na 44ª edição do Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frota. A premiação aconteceu em São Paulo durante o evento "Maiores & Melhores do Transporte". Receberam o prêmio, o designer Carlos Marland, autor do projeto de Ribeirão Preto e Roque Felício Netto, representando o Consórcio Pró-Urbano, vencedor da licitação da nova rede do transporte da cidade.
O projeto completo do designer destaca ícones da história e do desenvolvimento da cidade para cada uma das três modalidades que compõem o novo sistema de transporte e, cada uma delas apresenta cores e símbolos diferentes. São eles: O Café como símbolo do desenvolvimento econômico e social na frota convencional; o Theatro Pedro II, como ícone cultural e arquitetônico na frota estrutural; e as Palmeiras Imperiais, destacando a história da cidade e o aspecto ambiental, pois, centenárias, foram transplantadas de local e novas Palmeiras foram plantadas preservando a imagem história da avenida Jerônimo Gonçalves com a revitalização do centro, na frota alimentadora.

O designer Carlos Marland, autor do projeto de Ribeirão Preto

Conhecida como capital do Agronegócio, Ribeirão Preto teve seu desenvolvimento social e econômico baseado na cultura do café, o chamado Ouro Verde. "A pintura da frota homenageia o café, mantendo viva a lembrança de uma época importantíssima e ainda recente, mas que não fez parte da vida dos habitantes mais jovens e dos muitos migrantes que vieram trabalhar na região. Faz referência ainda ao hino da Cidade, ‘Ribeirão, Terra do Café’”, comenta Carlos Marland.
Para o diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano, William Latuf, Ribeirão Preto passa por uma grande mudança no transporte público que beneficiará toda a população usuária de ônibus e esse prêmio vem consagrar o sucesso do trabalho desenvolvido até agora pela atual administração. “Ribeirão Preto ficou quase 30 anos sem realizar uma licitação no transporte coletivo e essa premiação é muito merecida. Os ônibus convencionais já estão nas ruas e em breve as frotas estrutural e alimentadora, também estarão circulando”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário