Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Rio Branco - Angelim conhece sistema de monitoramento de ônibus via GPS

Sex, 28 de Dezembro de 2012 17:03


A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Acre (Sindcol), apresentaram nesta sexta-feira, 28, ao prefeito Raimundo Angelim, o Sistema de Monitoramento de Frota, tecnologia que permite o acompanhamento em tempo real da movimentação  nas vias públicas e do fluxo de ônibus no Terminal Urbano.  

O processo  utiliza o GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global, que  é um sistema global de navegação via satélite que permite determinar em todo o mundo a posição de um veículo, uma pessoa, uma nave ou outro objeto, com uma precisão de poucos metros, ou de centímetros usando GPS diferenciais. O superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, e o diretor do Sindcol, Marcos Venícios, fizeram a apresentação do SMF no auditório da Prefeitura na presença de servidores do transporte coletivo e de técnicos da RBTrans.


As informações registradas no aparelho (velocidade,  horários, parada nos pontos) são repassadas em tempo real para a central e os dados alimentam  o sistema, permitindo o monitoramento on line do coletivo em telas de computadores e também a aplicação de ajustes das linhas. Essa será a base utilizada pela RBTrans/Sindcol para fiscalizar se os ônibus iniciaram seus itinerários nos horários previstos  se pararam  nos pontos nos horários estabelecidos, se enfrentaram  alguma ocorrência durante o percurso (acidentes de trânsito, interdições e outros fatores),  que resultaram em atrasos. Outra característica do GPS é permitir a comunicação direta  do motorista com a central, o que facilita a solução de problemas, como a troca de carros em caso de necessidade.

Nas próximas etapas de atualização do sistema, o usuário terá uma visualização maior dessa ferramenta porque serão instalados painéis eletrônicos nos terminais. Este painéis são parecidos com os dos aeroportos. Eles serão atualizados minuto a minuto para fornecer os horários das chegadas dos ônibus.

A cidade de Rio Branco possui um sistema de transporte coletivo que está em pleno processo de renovação e modernização de sua frota. Em 2010 foram substituídos 35 ônibus por novos modelos, todos adaptados para portadores de necessidades especiais, com rampa elevatória para cadeirantes e todas as condições de acessibilidade. Em 2011, mais 30 novos ônibus chegaram para compor a frota existente e em 2012 foram  adicionados mais 37 novos ônibus ao sistema. Os novos ônibus possuem acessórios modernos e oferecem melhores condições aos usuários, motoristas e cobradores que rotineiramente dedicam horas de trabalho prestando serviço à comunidade. Entre as novidades, destacam-se as poltronas mais confortáveis, acolchoadas, cadeiras em cores diferenciadas, na cor amarela, para idosos, gestantes e obesos, bem como lugar reservado para cadeirantes e acompanhantes devidamente sinalizados, facilitando o acesso das pessoas que necessitam de atenção especial nos coletivos; iluminação interna em LED, bem como alças para auxiliar os usuários que viajam em pé e facilitar no desembarque, resultando em mais segurança para os usuários.

Agora, com essas novas tecnologias, os benefícios  vão além:  em breve, na gestão de Marcus Alexandre, o  Centro de Controle Operacional (CCO) será  instalado no Terminal Urbano para acompanhamento e monitoramento das informações fornecidas pelo SMF.
 
Fonte: Prefeitura de Rio Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário