Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 29 de dezembro de 2012

São Paulo - Prefeito inaugura Terminal Pinheiros Victor Civita

28 de Dezembro de 2012 - 16:23




O Terminal Pinheiros/Victor Civita, na Zona Oeste, integrará ônibus com a linha 4 Amarela do Metrô, permitindo também a transferência dos passageiros que utilizam a Estação Pinheiros da CPTM.


O prefeito de São Paulo entregou na manhã desta sexta-feira (28) o Terminal Pinheiros/Victor Civita, na Zona Oeste. A obra, realizada por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), e da SPObras, integrará ônibus com trens do Metrô e da CPTM. A estimativa é que saiam seis ônibus por minuto atendendo 120 mil passageiros por dia, no horário de pico.

“Este será um dos equipamentos mais importantes da Cidade de São Paulo, principalmente para os moradores das zonas Sul e Oeste. Ele participa do processo de transformação da região do Largo da Batata, com uma série de ações realizadas ao longo dos últimos anos que transformaram esta região, com melhores condições de mobilidade aos que transitam pela cidade”, afirmou o prefeito. 

A ampliação das obras do Terminal Pinheiros/Victor Civita atendeu uma estratégia definida no Plano Integrado de Transportes Públicos, elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT). O projeto foi ampliado de 3 mil m² para 9 mil m² da área coberta, para receber 26 linhas de ônibus municipais, além de linhas intermunicipais, em seis plataformas. A obra ainda conta com uma garagem subterrânea com 430 vagas para carros. O projeto do terminal e de seu edifício operacional foi desenvolvido mediante programa, área e dimensionamento, fornecidos pela SPtrans. Todas as obras, incluindo a garagem e a requalificação do viário, tiveram o investimento de R$ 146,4 milhões, com recursos da Operação Urbana Faria Lima.


A obra foi iniciada em dezembro de 2011 e faz parte do projeto de Reconversão Urbana do Largo da Batata, em sua segunda fase, que compreende um conjunto de intervenções urbanísticas em toda a região com a recuperação ambiental e urbana da região com praças e novas áreas verdes. O intuito de todo trabalho é proporcionar mais comodidade para a população nos acessos aos serviços públicos existentes, além de facilitar a integração de linhas de ônibus municipais e intermunicipais com diferentes modos de transporte: metrô, trem, carro e bicicleta.

“Esse terminal traz para a região modernidade e facilidade de acesso, contribuindo com a urbanização do bairro e propiciando mais qualidade de vida às pessoas que moram e trabalham aqui”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura e Obras.

crédito da foto - João Luiz/Secom

As ruas do entorno do novo Terminal e outras vias da região estão em fase final de obras. Todas serão totalmente requalificadas com alargamento das pistas, enterramento de cabos de transmissão de energia elétrica, de dados e de telefonia, sistema de drenagem, redes de água e esgoto, pavimentação do leito carroçável, colocação de guias e sarjetas e reconstituição dos passeios, nova iluminação pública e paisagismo. A previsão é que todas sejam entregues até junho de 2013, conforme as conclusões.

Fonte: Prefeitura de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário