terça-feira, 29 de julho de 2014

Comil - Além de ser obrigatório, utilizar o cinto de segurança no ônibus pode salvar vidas. Você Sabia?


Curtiu · 23 de julho · Editado 





Além de ser obrigatório, utilizar o cinto de segurança no ônibus pode salvar vidas. Você Sabia?

Fonte: Comil

Caio Induscar é indicada para o Prêmio AutoData 2014


29/07/2014


Caio Induscar é indicada para o Prêmio AutoData 2014

Na última quinta-feira, dia 24 de julho, a Caio Induscar participou da Cerimônia de oficialização das encarroçadoras indicadas para o Prêmio AutoData 2014 -título de “Melhores do Setor Automotivo 2014”, promovido pela AutoData Editora, no Espaço Milenium, em São Paulo.

A encarroçadora paulista está entre as finalistas na categoria “Encarroçador de Ônibus”, por ser a segunda maior fabricante de carrocerias de ônibus do Brasil e uma das lideres do mercado de carrocerias destinadas ao segmento de urbanos. Além de estar investindo R$ 25 milhões em uma nova planta, em Barra Bonita e R$ 30 milhões em um complexo industrial, em Botucatu.

O Prêmio AutoData 2014, indicará as empresas e executivos que mais de destacaram no setor, no último ano. O evento acontecerá em novembro e quem escolherá os vencedores, são leitores da revista AutoData, participantes do Seminário Perspectivas 2015, entre outros.

Para a Caio Induscar, é uma honra participar e concorrer a prêmios tão importantes de seu segmento.

Fonte: Caio Induscar

São José dos Campos - Acesso Livre vai atender em novo endereço a partir desta quarta-feira (30)


28/07/2014




A partir desta quarta-feira (30) o Acesso Livre passará a atender o público em novas instalações e em um novo endereço. Os serviços de emissão de credenciais para vagas preferenciais e de credenciais para isenções no transporte coletivo serão realizados no prédio da Unidade de Especialidades de Saúde, a antiga Galeria Pedro Rachid.

O endereço da nova unidade do Acesso Livre é Avenida Madre Tereza 449. Também haverá entrada ao prédio pela Rua Humaitá. O horário de atendimento é das 8h30 ás 17h de segunda a sexta-feira. O novo endereço é de fácil acesso à população e fica próximo da Praça Afonso Pena e da Avenida São José.

Para a mudança e transferência dos serviços, nesta terça-feira (29) não haverá atendimento no atual espaço, que funciona no Terminal Central Urbano. As perícias agendadas, no entanto, serão realizadas normalmente já na Avenida Madre Tereza.

Com a nova localização, os usuários ganham uma estrutura mais moderna e ampla, oferecendo um atendimento mais confortável e ágil aos idosos e pessoas portadoras de deficiência ou baixa mobilidade.

Serão três guichês para a triagem e oito para os pedidos de credenciais. Atualmente o serviço tem cinco guichês. O espaço contará ainda com banheiros e sala de espera para as perícias médicas, além de mais conforto também aos funcionários, com cozinha e vestiário.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

São José dos Campos - Transporte público recebe 20 novos ônibus para renovação da frota


25/07/2014




O prefeito de São José dos Campos e o secretário de Transportes vistoriaram nesta sexta-feira (25) os 15 novos ônibus do transporte público que entrarão em operação neste sábado (26). Outros cinco novos carros também serão entregues. Eles estão na linha de produção na fábrica e deverão chegar a cidade em duas semanas.
 Os novos carros entregues irão substituir os veículos menores da frota da empresa Maringá e atenderão as regiões do Putim (sudeste), Interlagos (sul), Campos de São José (leste) e Campo dos Alemães (sul).
 Os coletivos são maiores que seus antecessores com 13,480 metros em substituição aos 12,925 de extensão, que entraram em operação no início do contrato de concessão. São também mais confortáveis, agregando mais sete bancos em cada veículo e com maior espaço interno.
 Mais moderno, o novo modelo é equipado com a tecnologia Bluetech 5 que consome menos combustível, tem menos emissões de poluentes, é mais silencioso e conta com medidor interno para que o passageiro também possa acompanhar a velocidade desenvolvida pelos coletivos.
 Os outros cinco ônibus que entrarão em operação no prazo de duas semanas também são maiores. Com 12,7 metros de extensão eles substituirão os veículos de 11,2 metros e vão ampliar a capacidade total em 18 vagas em cada coletivo. Os novos carros irão operar nas linhas do Jardim Oriente e Jardim Uirá.
 Mobilidade Urbana
Os novos ônibus estão sendo entregues no período em que as mudanças no sistema de transporte público na área de mobilidade completam um ano.
 Em julho do ano passado, no aniversário da cidade, foi implantado o projeto de corredores exclusivos, que agilizou as viagens de ônibus e significou menor tempo de deslocamento para os usuários em seus trajetos. Também foi lançado o Bilhete Único, que possibilitou maior economia e facilidade na escolha dos trajetos, além da autonomia para optar por qualquer linha de ônibus ou por utilizar mais de um coletivo para chegar ao seu destino.
 Dados da bilhetagem eletrônica nos primeiros seis meses de 2013, antes do novo sistema, indicam uma média mensal de integrações de 838 mil. No mesmo período deste ano, já com o novo modelo, esse número chegou a 1,36 milhão, um crescimento de 62% com o Bilhete Único.
 Os dados mostram que em 2012 a cada nove passageiros um utilizava a integração. Dados de junho deste ano mostram que mais usuários estão aproveitando as vantagens do Bilhete Único. A cada cinco pessoas, uma já está utilizando as alternativas que a integração em qualquer sentido oferece aos passageiros.
 A análise de um ano dos corredores revela a redução no tempo de deslocamentos na região central, que concentra mais de 70% do total de linhas do município. Em algumas vias, como na Avenida São José/Madre Tereza o ganho para o usuário foi de 182% em relação ao período em que não havia a faixa exclusiva. Na Avenida Adhemar de Barros/Heitor Villa Lobos ganho de 89%. Nas avenidas José Longo e João Guilhermino onde o ganho foi de cerca de 30%, estão sendo realizadas alterações.
 Na Avenida José Longo, por exemplo, com a mudança do fórum foi possível deslocar o ponto de ônibus que estava próximo a uma cruzamento. Na Avenida João Guilhermino está sendo finalizada uma proposta para solucionar a questão dos comboios de ônibus que se formam na via.
 A análise das infrações cometidas nos corredores revela que o sistema tem sido bem assimilado pelos moradores. É o que se percebe no respeito às faixas exclusivas. Do total de infrações registradas, 75% foram cometidas nos primeiros 45 dias do sistema. Esse índice vem caindo. Se em pouco mais de quatro meses no ano passado foram 1.600 autuações. Neste ano em seis meses elas não passam de 115.
 Com a implantação do BRT, sistema de transporte rápido por ônibus, os corredores exclusivos serão ampliados para todas as regiões da cidade com estações de pré-embarque, agilizando ainda mais as viagens e contribuindo para que os usuários gastem menos tempo em seus deslocamentos diários.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Santos - Ônibus municipais: 100% da frota tem acesso gratuito à internet


28JUL


Santos se tornou a primeira do país a implantar 100% da frota de ônibus com acesso à internet. Até o mês passado, 90% dos carros já dispunham de acesso wi-fi. E desde a última semana todos os veículos, incluindo os trólebus, passaram a contar com o serviço gratuito. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou nesta segunda-feira (28) a medida, quando também testou a qualidade do sinal disponibilizado no interior dos veículos.
Todos os veículos possuem rede aberta, que disponibiliza acesso à internet. Para utilizá-la, basta acessar a rede ‘piracicabana’, não sendo necessário o registro de senha. Os veículos possuem adesivos identificando a disponibilidade do serviço nas laterais e parte traseira.
A medida faz parte das ações para a melhoria do transporte coletivo, iniciadas em janeiro de 2013. O primeiro ato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa foi o congelamento da tarifa, que permanece a mesma desde janeiro de 2012. Desde então, tem discutido com a permissionária a melhoria do transporte coletivo. Atualmente, 10% dos veículos têm ar-condicionado (50% terá sistema de refrigeração até novembro deste ano); seis carros possuem piso baixo; cobrança de meia passagem aos domingos aos que possuem cartão transporte e criação de sistema que permite identificar em quanto tempo o ônibus passará por cada ponto de parada.
Foto: Isabela Carrari
Fonte: Prefeitura de Santos

Santos - Cartão transporte é implementado no Bike Santos


28JUL

A retirada das bicicletas do Bike Santos agora está mais simples e rápida. Desde segunda-feira (28), os usuários podem utilizar o cartão transporte, usado nos ônibus municipais, para liberar os veículos em qualquer estação.
O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, quando também comunicou a ativação de quatro novas estações do projeto. “O sistema foi modernizado e o telefone celular, que era item indispensável, não será mais”, disse.
O uso do CT no sistema dispensa o uso do celular para fazer ligações à Central, não depende de acesso à internet e ainda torna a retirada mais rápida. Não é preciso ter créditos no cartão, pois ele será apenas o meio de liberação da bicicleta.
Usuários do Bike Santos deverão cadastrar o número do cartão transporte no sitewww.bikesantos.com, para ter acesso ao benefício. Quem ainda não possui o cartão poderá obtê-lo gratuitamente pelo site www.santosonibus.com.br, clicando no banner Portal CT. Basta preencher o formulário que o cartão será entregue no prazo de 24 horas, no endereço cadastrado. Outra opção é a confecção imediata e também sem custos nas lojas da Viação Piracicabana ou 262 Postos de Vendas Terceirizados. A relação com os endereços está disponível no mesmo site.
Para liberar a bike basta encostar o cartão no sensor da estação (onde há uma ilustração do Cartão Transporte), aguardar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta será destravada e seu número indicado no display. As regras são as que já valem atualmente: o veículo pode ser usado por 45 minutos contínuos e devolvido em qualquer estação; deve-se respeitar o intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens.
Novas Estações
Outra novidade é a implantação de mais quatro estações do Bike Santos, cada uma com 10 bicicletas. As estações estão localizadas no SESI (Chico de Paula – Av. Nossa Senhora de Fátima, próximo ao nº 366), Santa Casa (Jabaquara – Praça Coimbra), Unisantos (Boqueirão – R. Dagoberto Gasgon, próximo à Av. Conselheiro Nébias) e Dale Coutinho (Castelo – Av. Afonso Schmidt, próximo a R. Romeu E. Martins Filho). Agora, os 60 mil usuários passam a contar com 37 estações e 370 bikes. As estações funcionam todos os dias, das 6h às 22h.
Foto: Isabela Carrari
Fonte: Prefeitura de Santos

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Salvador - Vencedores da licitação do Sistema de Transporte Público são divulgados



O Diário Oficial do Município divulgou nesta sexta (25) o resultado da licitação do Sistema de Transporte Público de Salvador, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) com objetivo de melhorar a qualidade e a eficiência do serviço na capital baiana. Os vencedores são os consórcios Plataforma, Jaguaripe e Salvador Norte. As próximas etapas do processo são a adjudicação das empresas, homologação e assinatura de contrato, que deve acontecer, segundo o titular da Semut, Fábio Mota, no período estimado 60 dias, prazo necessário para o cumprimento de todas as formalidades legais.
O Consórcio Plataforma é formando pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. Fazem parte do Consórcio Jaguaripe as empresas São Crsitóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahia. Já o Consórcio Salvador Norte é composto pela BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde.
As empresas vencedoras irão operar o sistema de transporte coletivo da cidade por um período de 25 anos. A partir da assinatura do contrato as empresas terão prazos para se adaptar às novas regras (ver abaixo tabela). A mudança mais importante é o reordenamento e otimização das linhas, feita a partir de um estudo profundo e reorganização operacional, permitindo que as viagens dos passageiros sejam mais confortáveis, rápidas e com o tempo menor de espera nos pontos.
"As linhas atuais foram implementadas sem qualquer estudo ou planejamento. Temos várias linhas saindo de um mesmo bairro em horários próximos, enquanto faltam ônibus em outras localidades. O novo sistema vai mudar isso", assegura Fábio Mota. Esse estudo estará pronto dentro do prazo de um ano, a contar da assinatura do contrato com os consórcios vencedores da licitação.
Fábio Mota destaca outras mudanças, como a adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, que vai permitir fiscalizar com mais rigor a oferta de linhas de acordo com a demanda de passageiros, eliminando a falta de ônibus. O rastreamento será feito por câmeras e moderna tecnologia embarcada, permitindo o acompanhamento pela Prefeitura e por parte dos concessionários. Além disso, os novos ônibus deverão ter motorização padrão Euro V, o que reduz a emissão de gases poluentes. Outra exigência, assinalada pelo secretário Fábio Mota, é a ventilação forçada dos novos veículos.
O secretário Fabio Mota ressalta que o processo de licitação terá impacto direto na implantação do Projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT), considerada a maior intervenção viária já realizada na capital baiana. Isso porque os recursos pelos consórcios na outorga do serviço serão utilizados como parte da contrapartida do município para BRT. As obras, estimadas em mais de R$ 1 bilhão, já têm recursos assegurados pela BNDES e na Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da União.

Fonte: Prefeitura de Salvador

Salvador - Licença prévia do BRT é aprovada em reunião



Foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Meio Ambiente do Município de Salvador (Comam) a licença prévia do projeto de Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador (BRT), considerada uma das mais importantes intervenções viárias já realizadas na capital baiana. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Secretária Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut).
Durante a reunião, houve diversas manifestações favoráveis. As entidades da sociedade civil recomendaram ajustes que serão incorporadas à licença prévia e considerados no momento da concessão da licença de implantação. Após ser votada e aprovada a primeira, a Prefeitura aguarda aprovação da Caixa Econômica Federal ao projeto. Em seguida, será lançado o edital de licitação da obra.“A expectativa é que, depois de lançado o edital, o contrato seja assinado até o final do ano com a empresa vencedora do certame”, explicou o titular da Semut, Fábio Mota.
Cinco empresas consideradas pré-qualificadas devem concorrer à licitação. São elas: OAS, Queiroz Galvão, Camargo Correia, Odebrecht e Constran. Considerado como problema da mobilidade urbana de Salvador, a ligação Lapa/Iguatemi é alvo das intervenções viárias para o BRT. Pelo projeto, será criada uma via expressa de 8,7 quilômetros que sairá da Estação da Lapa, no centro da cidade, até a Praça Newton Rique, na região do Iguatemi.
Para isso, serão construídos complexos de viadutos no Lucaia, Parque da Cidade e Iguatemi para viabilizar as vias exclusivas de ônibus nos canteiros centrais nas avenidas Vasco da Gama, ACM, Juracy Magalhães Jr. e Praça Newton Rique, onde o sistema fará integração com o metrô. A estimativa é que, com a obra, o tempo para percorrer o trecho Lapa/Iguatemi caia de mais de uma hora para 15 minutos. Segundo Fábio Mota, os recursos para a obra já estão assegurados junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal e Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Salvador

Uberaba - Implantação do BRT/Vetor Licitação que prevê adequações em postes teve abertura de envelopes de preços


25/07/2014 


Foi realizada nesta quinta-feira (24), a entrega de documentos de habilitação e proposta de preços para a licitação, modalidade concorrência, que visa à contratação de empresa credenciada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para a prestação de serviços de modificação de postes de iluminação pública e energia. 

Na concorrência, três empresas apresentaram propostas, sendo duas de Uberlândia e uma de Araxá. O valor global estimado na licitação é de R$ 112.976,03. O certame está em processo de análise e segue com o procedimento normal. Entretanto, as empresas terão cinco dias de prazo para entrar com recurso. Após análise, a empresa vencedora será encaminhada ao gabinete do prefeito para homologação do resultado. 

Essa é a quarta licitação que visa a atender às adequações necessárias a malha viária para a implantação do BRT/Vetor Leste-Oeste. As outras três licitações foram concluídas, sendo referentes à sinalização, adequação das obras viárias e recapeamento. Após a finalização dessa quarta licitação será iniciado o procedimento para expedir a ordem de serviço que marcará o início dos trabalhos. 

A Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, de Belo Horizonte, venceu a licitação que prevê a contratação de empresa especializada para execução de serviços de sinalização viária na Avenida Leopoldino de Oliveira e nas vias paralelas que vão estar envolvidas nas alterações de tráfego. A empresa fará a sinalização viária, horizontal, vertical e semafórica. 

A licitação para contratação de empresa de engenharia, especializada para prestação de serviços de adequação das obras viárias foi vencida pela RCA Construtora Ltda (Uberaba), que fará as adequações viárias como rampas para deficiente, o gradil que será colocado no meio da avenida, dentre outras que se fizerem necessárias à implantação do BRT/Vetor.

Já o certame para prestação de serviços de engenharia e execução de 180.000 m² de recapeamento asfáltico em diversas vias de Uberaba, teve como vencedora a Construtora Nóbrega Pimenta Ltda (Uberaba). A construtora deverá realizar serviços de recapeamento ou de reconstrução de pavimento de acordo com a necessidade da rua, podendo em alguns casos realizar a colocação de uma fina camada de asfalto apenas para tampar a sinalização da rua para que seja pintada de novo conforme ficará a sinalização para o BRT/Vetor. 

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Fonte: Prefeitura de Uberaba

Porto Alegre - Táxis da Capital contarão com GPS a partir de outubro


25/07/2014 07:55:28

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Rastreamento por 24 horas permitirá redistribuir os veículos em mais pontos
Rastreamento por 24 horas permitirá redistribuir os veículos em mais pontos
Foto: Thalles Campos/Divulgação PMPA
Contrato com a vencedora da licitação foi assinado nesta quinta-feira
Contrato com a vencedora da licitação foi assinado nesta quinta-feira
Foi assinado na tarde dessa quinta-feira, 24, o contrato para utilização de GPS na frota de táxis da Capital, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Show Tecnologia do Brasil Ltda, vencedora da licitação. O início da instalação e operação dos equipamentos acontecerá em outubro deste ano. Segundo o contrato, a empresa poderá prestar o serviço de monitoramento por até cinco anos. 
 
Segundo Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, com a implantação do GPS a qualidade do serviço de táxi vai ter um ganho expressivo em qualidade e segurança. “Com o rastreamento por 24 horas poderemos mapear onde há falta ou excesso de táxi e redistribuir os veículos em mais pontos da cidade. Outro quesito importante é a segurança. Para o taxista e usuários será possível acionar um botão de pânico em caso de risco. Também teremos a garantia de um monitoramento e ações de fiscalização muito mais qualificadas, facilitando a localização dos veículos por parte da EPTC”, afirmou. 
 
Além disso, após um ano de instalação do sistema de GPS, a EPTC pretende realizar um amplo estudo para verificar a necessidade ou não de ampliação da frota, com a possibilidade de criar novos prefixos se for necessário. Atualmente, a frota de táxi de Porto Alegre conta com 3.921 veículos.
 
Texto de: Lucas Barroso
Edição de: Jandira Davila Feijó
Fonte: Portal PMPA

Porto Alegre - Carris celebra Dia do Motorista com cerimônia religiosa


25/07/2014 09:24:49

Foto: Fernanda Leal/Divulgação PMPA
Padre Neri abençoou os ônibus na largada da Carris nesta madrugada
Padre Neri abençoou os ônibus na largada da Carris nesta madrugada
Foto: Fernanda Leal/Divulgação PMPA
Diretores acompanharam a celebração
Diretores acompanharam a celebração
Os 333 ônibus e motoristas que deixaram a garagem da Carris na madrugada desta sexta-feira, 25 de julho, receberam uma bênção especial. Em celebração ao Dia do Motorista, comemorado neste dia 25, a Carris recebeu o Padre Neri Bortolan e o Ministro Fabrício, da Paróquia São Cristóvão, santo padroeiro dos profissionais do volante, para a realização de uma cerimônia dedicada aos motoristas.
“Temos cerca de 800 motoristas em nosso quadro de colaboradores. A cerimônia religiosa no Dia do Motorista é tradicional na Carris, um momento de refletirmos sobre a importância destes profissionais para a qualidade do transporte público”, lembrou o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.
As atividades começaram às 5h, acompanhadas pelo diretor-presidente e pelo diretor-técnico, Cirilo Faé. Enquanto o Ministro tocava músicas religiosas ao violão, o pároco abençoou o prédio da Operação da Companhia, caminhou entre os ônibus estacionados pelo pátio, pegou carona em um dos carros que se preparavam para assumir a linha e dedicou-se a saudar aqueles que deixavam a garagem para mais um dia de trabalho, enquanto abençoava os veículos que os profissionais dirigiam.

Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Jandira Davila Feijó
Fonte: Portal PMPA

Empresas rodoviárias também são informadas sobre cartão transporte em Curitiba

24/07/2014 17:57:00


Folhetos com informações sobre as linhas de ônibus de Curitiba que a partir do próximo dia 1º só aceitarão cartão transporte foram encaminhados nesta semana a empresas de transporte rodoviário que atendem o interior do estado. A informação sobre a exigência do cartão transporte em 66 linhas de micro-ônibus também foi encaminhada por e-mail pela administração da Rodoviária a todas empresas rodoviárias.
A ideia é que as empresas rodoviárias disponham da informação em seus guichês de atendimento em outras cidades, alertando seus passageiros para a necessidade do cartão transporte nessas linhas. É o caso, por exemplo, de passageiros que chegam a Curitiba em ônibus que vêm pela BR 277 e, ao invés de seguir até a Rodoferroviária, preferem desembarcar no início da Avenida Sete de Setembro, próximo à Fonte de Jerusalém.
Neste ponto passa o ônibus Ahú-Los Angeles, que atravessa a cidade passando por vários bairros e pelo centro, facilitando acesso, por exemplo, a hospitais localizados nesse trajeto. O Ahú-Los Ângeles é um micro-ônibus convencional (amarelinho, que não passa em terminais) de uma das 66 linhas nas quais o uso do cartão transporte será obrigatório a partir de sexta-feira da semana que vem.
A mesma informação, fornecida por empresas rodoviárias, pode auxiliar passageiros que desembarcam na Rodoviária, onde há um ponto de parada da linha Interhospitais, que também faz parte das linhas de uso obrigatório do cartão transporte e do Circular Centro, que faz a ligação com a região central da cidade.
Os folhetos e cartazes que, a critério das empresas rodoviárias, podem ser afixados em seus guichês em outras cidades, indicam o nome das linhas em que será necessário usar o cartão transporte e os endereços dos postos da Urbs para emissão do cartão.
Também será encaminhada às empresas informação sobre os 23 endereços em que é possível comprar e carregar o cartão transporte avulso ou carregar o cartão transporte usuário. A operação de recarga custa R$ 1,00 para qualquer cartão. No caso do avulso, o cartão custa R$ 3,00 e a primeira carga, no ato da compra do cartão, é gratuita.
 
Até o fim deste ano, os usuários do transporte coletivo de Curitiba – moradores ou visitantes da cidade – vão contar também com o cartão pré-pago, que será disponibilizado para venda na rede de comércio da cidade.
Empresas
As empresas de ônibus rodoviários que tradicionalmente desembarcam viajantes no início da Avenida Sete de Setembro, permitindo embarques rápidos nos micro-ônibus urbanos da linha Ahú-Los Angeles, são as seguintes: Viação Garcia (vindos da região norte paranaense); Estrela Azul (originários da região de União da Vitória); Cattani Sul (procedentes de Francisco Beltrão e região); Eucatur(vindos de Porto Velho – Rondônia) e Princesa do Ivaí (Barbosa Ferraz, Ivaiporã, Jandaia do Sul).
E ainda: J. Araújo (vindos de Mallet, Prudentópolis, Irati e região); Jóia (Ibaiti); Expresso Maringá (vindos da região da Lapa e São Mateus do Sul); Nacional Expresso (ônibus vindos de Goiânia); Expresso Nordeste; Princesa do Ivaí; Princesa do Norte (Abatiá, Wenceslau Braz, Jacarezinho); Auto Viação Catarinense (vindos de Foz do Iguaçu); Ouro Branco (procedentes de Cornélio Procópio e região); Transpen (Campinas); Transfada (Itararé, Sorocaba); Viação Umuarama (Francisco Alves); Princesa dos Campos (vindos da região sudoeste paranaense) e Viação Itapemirim (de Brasília).

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Curitiba - Cartão transporte é mais seguro e mais prático, dizem usuários

24/07/2014 17:10:00

principal


Segurança e praticidade são os dois principais pontos apontados por usuários do transporte coletivo entrevistados na manhã desta quinta-feira (24), ao comentar a exclusividade do cartão transporte para pagamento da passagem nos micro-ônibus. A medida vale a partir de 1º de agosto para linhas de ônibus alimentadores (que ligam bairros a terminais) e convencionais (que ligam bairros sem passar por terminais) operadas com micro-ônibus.
“Ao mesmo tempo em que é mais prático e mais rápido para o motorista, também é mais seguro e melhora a mobilidade na nossa cidade”, afirma Felipe Martins, turismólogo que diariamente usa o micro-ônibus da linha Cristo Rei, uma das 66 linhas em que será necessário ter cartão transporte para embarcar.
A preocupação de Felipe, que já tem seu cartão transporte há muito tempo, é com turistas e pessoas que não são de Curitiba. Informado de que a cidade terá inicialmente 23 pontos de venda de cartão avulso – para quem, eventualmente ainda não tenha feito seu cartão transporte – e que até o fim do ano será lançado o cartão pré pago para venda em larga escala, ele arremata: “Vai ficar bom, vai ficar mais fácil para o motorista e mais seguro para todos”.
Cristina Samoel Santos, que trabalha no centro da cidade, se locomove de ônibus há vários meses, desde que resolveu deixar o carro na garagem, para uso apenas nos fins de semana.  “É muito mais rápido. Quando vinha de carro levava 40 minutos para chegar em casa à noite. De ônibus chego em 15 ou 20 minutos e com tranquilidade”, afirma.
Embora use ônibus diariamente, ela ainda não tinha cartão transporte, que fez no início da semana, na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa. Cristina diz que não achou ruim ter que fazer o cartão: “A gente vai deixando e acaba só fazendo quando precisa mesmo. Mas foi rápido, aproveitei uma hora que estava passando por ali e não houve problema algum. Ficou mesmo mais fácil, não preciso mexer com dinheiro”.
“É moderno, a gente precisa avançar. Não me incomodei nem um pouco ao saber que teria que ter cartão. Entrei no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), vi onde fazia cartão e pronto, resolvido”, disse Cristina. “ Pessoas que não moram em Curitiba ou usam ônibus apenas eventualmente vão ter opções para comprar o avulso e se tiver o cartão pré-pago vai ficar muito bom.”
Seguindo para o centro em companhia da filha, Carla Sapubbi conta que tem cartão transporte mas que raramente usa ônibus porque se desloca pouco da região onde mora. “É só quando preciso vir para o centro, fazer alguma coisa. Hoje, se eu viesse de carro, ia gastar no mínimo R$ 20,00 de estacionamento apenas para pegar um documento e voltar. Para quem usa ônibus todo dia, não vejo problema porque geralmente a pessoa tem cartão mesmo. Para quem só usa de vez em quando pode ser complicado”, afirma.
O radialista Carlos Alberto Zeni, que utiliza a linha Abranches, diz que preferia ter a opção de pagar com cartão ou em dinheiro. “Mas a gente tem que entender que o motorista não é cobrador, então não tem jeito mesmo, vou comprar um cartão na banca depois”, diz.
Carlos se mostrou surpreso ao saber que o cartão transporte é feito na hora, em questão de minutos, que a primeira via é grátis e que o cartão pode ser feito em nove endereços e até no horário do almoço. “Então é mais simples”, diz ele, que agora pretende usar espaços na sua rádio web para informar seus ouvintes. Como outros entrevistados, ele também considera que o uso do cartão aumenta a segurança no transporte, na medida em que reduz o volume de dinheiro circulando no sistema.
Balanço
Atualmente, 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes que utilizam o sistema de transporte diariamente já utilizam o cartão transporte. Na semana passada a Urbs deu início a uma ampla campanha de incentivo ao uso do cartão transporte, criando três novos postos de emissão e ampliando o horário de atendimento. Do sábado 12 de julho até as 15h30 desta quinta-feira (24) foram feitos 8.626 novos cartões transporte.
A partir do dia 1º de agosto os usuários vão contar com mais 23 endereços para carregar créditos no cartão – o que atualmente só é feito na Urbs e pela internet- e onde poderão também comprar e carregar cartão avulso, nesse caso até o saldo limite de 25 créditos.  Na Urbs, tanto o cartão usuário quanto a carga de créditos são gratuitos. Nas 23 bancas e lanchonetes credenciadas o cartão avulso vai custar R$ 3,00 com a operação gratuita para primeira carga de créditos. Nesses locais a recarga, tanto para o avulso quanto para o cartão usuário, vai custar R$ 1,00.
No caso dos micro-ônibus, a partir do próximo dia 1º a passagem só poderá ser paga com cartão, seja o cartão transporte usuário, o que já existe em Curitiba há vários anos, seja com o cartão avulso, que será lançado no dia 1º de agosto. A idéia é que quem usa o transporte coletivo tenha o cartão usuário -  que pode ser bloqueado em caso de roubo e permite integração temporal – ficando o cartão avulso para alguma eventualidade e para visitantes.

Fonte: Prefeitura de Curitiba