Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rio de Janeiro - BRT Transcarioca ultrapassa a marca de 1 milhão de passageiros


25/07/2014 16:50:00

O BRT Transcarioca, que atende moradores de 27 bairros da cidade, já chegou à marca de 1 milhão de passageiros pagantes transportados em menos de dois meses de operação. O corredor exclusivo para ônibus articulados liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. A rede de transportes formada pelo sistema BRT – o outro corredor em funcionamento é a Transoeste – é responsável pelo deslocamento diário de aproximadamente 210 mil pessoas.


A Transcarioca transporta atualmente 60 mil pessoas por dia e deverá chegar aos 200 mil/dia ao final da implantação da segunda etapa. O BRT é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho.

Inaugurado há dois anos, em junho de 2012, o BRT Transoeste chegou, esta semana, ao número total de 66 milhões de usuários transportados, que utilizam o corredor como meio de transporte entre bairros da Zona Oeste e a Barra da Tijuca.

Desde a inauguração, em 2 de junho, o corredor apresentou um crescimento diário de passageiros na ordem de 7,75%. Só no primeiro mês de operação 402.501 pessoas foram transportadas, com média de 18.295 por estação. Vicente de Carvalho foi a que recebeu maior volume (66.520, no primeiro mês), fazendo a integração com o metrô.

Do total de passageiros,  58% utilizaram o Bilhete Único Carioca (BUC), o que permite, no sistema BRT, até três viagens em duas horas e meia com apenas uma tarifa de R$ 3. O uso de um ônibus alimentador do BRT e outro em um dos dois corredores – Transcarioca ou Transoeste – só equivale a uma passagem, garantindo que o usuário utilize ainda um ônibus convencional com o BUC.


As estações que mais receberam passageiros no primeiro mês da Transcarioca foram Vicente de Carvalho (66.520), Taquara (54.242), Tanque (33.873), Galeão Tom Jobim 1 (25.433) e Via Parque (25.197). Neste período, foram feitas 11.150 viagens, com os ônibus articulados percorrendo mais de 237 mil quilômetros.

O corredor terá sua operação ampliada neste sábado (26/07) com a extensão do serviço Alvorada-Tanque até o terminal Paulo da Portela, em Madureira. Serão inauguradas as estações IPASE, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e o Terminal Paulo da Portela, que fará integração com os trens da Supervia.

As novas estações vão funcionar inicialmente das 10h às 15h e terão o horário ampliado gradativamente, em concordância com o planejamento operacional elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes. Os demais horários permanecem inalterados. 

O BRT Transcarioca opera com três serviços: Galeão - Alvorada (Semi-direto), Madureira - Alvorada (Expresso), Madureira - Alvorada (Parador). O serviço Tanque - Alvorada parador e expresso permanecem funcionando nos mesmos horários. Não haverá, neste momento, cortes de linhas convencionais. A estimativa é de que estes cortes aconteçam entre 30 e 60 dias com a implantação gradativa de linhas alimentadoras, que vão garantir os deslocamentos até as estações.

O sistema tem 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

A previsão é de que a Transcarioca chegue a transportar 320 mil passageiros por dia com a integração à Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Futuramente haverá ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BRT TRANSCARIOCA

Galeão - Alvorada (Semi-direto)

Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.

Tanque - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque.
** Este serviço fará extensão de 10 às 15 para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

Tanque - Alvorada (Parador)
Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque.
** Este serviço fará extensão de 10 às 15 para as Estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

ENDEREÇO ESTAÇÕES NOVAS:

- Ipase

R. Cândido Benício, S/N, Próximo ao 2785, Praça Seca
- Praça Seca
Praça Seca, S/N, Próximo ao 32 , Praça Seca
- Cap. Menezes
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 1236, Campinho
- Pinto Teles
R. Cândido Benício,S/N, Próximo ao 643, Campinho
- Campinho
R. Domingos Lopes, S/N, Em frente ao 77, Madureira
- Terminal Paulo da Portela
R. Padre Manso, S/N, Em frente ao 203, Madureira 

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário