Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Campinas recebe 37 novos ônibus acessíveis para o transporte público

16/07/2014 - 15:25


Foto: Ônibus é adaptado para oferecer acessibilidade 
| Crédito: Fernanda 


Na semana de seu aniversário de 240 anos, comemorado no dia 14 de julho, Campinas recebe mais 37 novos ônibus acessíveis – dotados de piso rebaixado ou elevador - para o sistema de transporte público coletivo municipal. Os veículos atendem as regiões do Ouro Verde, Parque Eldorado, Jardim São José e Jardim Nova América. São cerca de 40 mil passageiros beneficiados por dia. Com essa nova entrega, a acessibilidade da frota atingiu a marca de 60%.

A apresentação dos 10 veículos superarticulados (ônibus com uma 'sanfona', ou divisão flexível), 10 articulados e 17 convencionais foi no final da manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, na Praça Arautos da Paz. Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, secretários municipais, vereadores, empresários do setor de transporte, representantes de Conselhos e ainda lideranças municipais, motoristas e cobradores.

Temos que ter uma sociedade integrada, onde as pessoas são tratadas com igualdade. Nosso governo trabalha com um olhar especial para as pessoas com deficiência. Campinas é a terra das oportunidades e a acessibilidade promove igualdade de condições”, declarou o prefeito Jonas Donizette, durante a conversa com as pessoas presentes no evento.

Essa é uma determinação constante do prefeito Jonas Donizette: a melhoria do transporte público coletivo municipal. E estamos perseguindo esse objetivo”, afirmou o secretário Carlos Barreiro.

A secretária de Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Garrido Alkmin, reafirmou que “a missão do Governo é transformar Campinas em uma cidade mais humana e sustentável, uma cidade que nos acolhe”.


Nova frota


Nessa entrega, Campinas recebe 10 ônibus superarticulados, uma novidade para o município. Esses veículos têm capacidade para transportar até 150 passageiros, mesma capacidade de um veículo biarticulado. Já um ônibus articulado normal transporta cerca de 110 passageiros.

Os 37 novos veículos exigiram investimento de cerca de R$ 20,7 milhões, realizado pelas empresas VB Transportes e Turismo Ltda. e Onicamp Transporte Coletivo Ltda. Com os veículos entregues nesta quarta-feira, já são 101 novos ônibus em 2014, todos acessíveis. E 169 no acumulado do governo Jonas Donizette.

Campinas já contabiliza sete ações positivas realizadas pela Administração municipal na área de transporte público, em 2014. Em fevereiro, ocorreu a ampliação do Passe Lazer para duas datas no mês. Em março, Campinas recebeu 35 novos ônibus acessíveis, atendendo os bairros Jardim Santa Mônica, Amarais, Esmeraldina, Alphaville, Taquaral, Castelo, Proença, Cambuí, Centro, São Bernardo e eixo da Abolição. Também em março foram entregues 15 novas vans adaptadas para o PAI-Serviço.

Já em abril ocorreu a entrega de mais 29 novos ônibus acessíveis, favorecendo as regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição. Em julho houve a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal para a construção dos corredores BRT e, também, a apresentação de um ônibus elétrico que entrou em teste no município.


Linhas com novos veículos


Os 37 novos veículos atendem as regiões do Ouro Verde, Parque Eldorado, Jardim São José e Jardim Nova América. São cinco linhas de ônibus que ganham novos veículos. Essas linhas integram as áreas 1 (Azul Claro) e 4 (Azul Escuro) do sistema de transporte público coletivo municipal.

Confira as linhas beneficiadas:
- 1.20 – Terminal Ouro Verde (inclusivo).
- 1.21 – Terminal Ouro Verde (inclusivo).
- 4.12 – Parque Eldorado (inclusivo).
- 4.13 – Jardim São José (inclusivo).
- 4.22 – Jardim Nova América (inclusivo).


Transporte público


Com os novos veículos, o sistema de transporte público coletivo de Campinas conta com 1.243 ônibus em operação. São 995 do sistema convencional e 248 do sistema alternativo.

Desse total, 744 são acessíveis, representando 60% da frota. A idade média da frota é de 4,9 anos.

Campinas possui 206 linhas de ônibus municipais, divididas nas áreas: Área 1 (Azul Claro) - Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras; Área 2 (Vermelha) - Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop; Área 3 (Verde) - Barão Geraldo, Sousas, Amarais, rodovia Campinas – Mogi Mirim e corredor Abolição; e Área 4 (Azul Escuro) - Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos.

Em 2014, nos seis primeiros meses, o sistema de transporte público coletivo municipal registrou uma média de 630 mil passagens na catraca por dia útil. São 15,4 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 237 mil usuários. Em média, 19% dos passageiros pagam a tarifa em dinheiro, na catraca.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário