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quarta-feira, 16 de julho de 2014

São Paulo - Prefeito sanciona alinhamento viário que garante espaço a novos corredores de ônibus no futuro

06:00 03/07/2014
De Secretaria Executiva de Comunicação

Corredor ônibus


O prefeito Fernando Haddad sancionou nesta quinta-feira (3) o projeto de lei que altera os planos de melhoramentos e os alinhamentos viários de mais de 50 ruas e avenidas de 15 diferentes bairros da cidade para preservar o espaço de suporte necessário para a construção de toda a estrutura para novos corredores de ônibus previstos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Na prática, a nova lei tem como objetivo garantir que futuras incorporações ou construções de imóveis nos principais eixos viários de São Paulo respeitem um recuo maior, com espaço para a via segregadas dos coletivos, o canteiro central, pontos de parada, ciclovias e paisagismo ao longo dos corredores que ficam a esquerda das vias.


O Programa de Metas 2013-2016 prevê a construção de 150 quilômetros de vias exclusivas e segregadas para o transporte coletivo com ciclovias anexas. Os alargamentos e aberturas de novas vias, além das alterações em legislações anteriores de melhoramentos contemplam mais de 20 projetos de corredores de ônibus dentro dos distritos de Capão Redondo, Campo Limpo, Cursino, Ipiranga, Santo Amaro, Cangaíba, Penha, Carrão, Aricanduva, São Mateus, Parque do Carmo, Belenzinho, Limão, Belenzinho, Perdizes e Sapopemba. O Projeto de Lei 17/2014 de autoria do Executivo foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal no último dia 4 de junho, com 35 votos a favor e quatro contrários. O texto, que não teve qualquer ponto vetado pelo prefeito após ser apreciado e alterado pelos vereadores em forma de substitutivo com emendas, foi publicado nesta quinta (3) no Diário Oficial da Cidade (DOC).

Durante visita a região da Vila Maria, na zona norte, nesta quinta (3) o prefeito disse que o alinhamento viário está diretamente ligado as diretrizes do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que pretende adensar as regiões dos eixos de mobilidade da cidade. "Como estamos dando potencial construtivo maior onde terá corredor, não posso correr o risco dos prédios serem construídos, impedindo o alargamento das vias, porque se isso a acontecer, a caixa não tem a largura necessária para a ciclovia e para o BRT com pista de ultrapassagem. Estou oferecendo para os proprietários um potencial construtivo maior, mas em troca, eles vão ceder área para a Prefeitura para poder alargar as novas avenidas de São Paulo por onde irá passar o grande fluxo de transporte coletivo", afirmou.



“O grande problema de hoje em alguns bairros é que como os prédios foram construídos muito próximos ao meio fio, não tem nem calçada, nem recuo suficiente para uma cidade que possa respirar. Agora, com esse novo alinhamento, que é uma prática comum nas cidades modernas, você mantém o direito de construção, mas respeitando o novo recuo”, disse o prefeito Haddad.



Apesar de garantir espaço para os corredores, impedindo o avanço de construções para o centro da rua, a nova lei não tem relação direta com desapropriações de imóveis para as obras de mobilidade. Para desapropriar uma área, a Prefeitura não necessitava de uma nova legislação, bastando fazer a ação por meio de decreto, cumprindo as etapas judiciais. O alinhamento viário é preventivo e evita que se repitam, no futuro, casos como da avenida Santo Amaro, onde as construções avançaram na calçada, impedindo a construção de ciclovias, a plantação de árvores ou outras obras viárias. Um exemplo positivo é a avenida Paulista, que teve o alinhamento viário antes da construção dos grandes edifícios, rendendo para o local a melhor calçada da cidade. 



Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, a cidade só tem a ganhar com a sanção da lei. “O alinhamento viário garante a preservação de todo o espaço necessário para dar suporte para todo esse conjunto urbanístico dos corredores. Isso garante que a rede de transporte coletivo com BRT seja implantada e com isso, a população tem muito a ganhar”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de São Paulo 

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