Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

São Paulo - SPCopa reitera que torcedor deve usar transporte público para jogos na Arena Corinthians

17:31 09/06/2014




Acesso aos jogos da Copa do Mundo em São Paulo será realizado preferencialmente por meio do metrô e dos trens metropolitanos. Em caso de persistência da greve dos metroviários, sistema emergencial de transporte coletivo será acionado


A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Copa, e o governo do estado reiteraram nesta segunda-feira (9) que torcedores terão acesso aos jogos da Copa do Mundo realizados na Arena Corinthians, em Itaquera, por meio de transporte coletivo, preferencialmente por meio do metrô e dos trens metropolitanos. Em caso de persistência da greve dos metroviários, um sistema emergencial de transporte coletivo será acionado.

“Todo o alinhamento foi feito. Nós estamos completamente alinhados aos governos federal e ao governo estadual para prestar o serviço necessário para termos um grande espetáculo. Todos os serviços têm protocolos específicos para determinadas ocorrências. O que nós temos que fazer é acioná-los a partir das necessidades. Temos os riscos calculados e as respostas imediatas dimensionadas a partir deles”, afirmou o prefeito Fernando Haddad durante apresentação do plano operacional de mobilidade em São Paulo durante a Copa do Mundo.


A vice-prefeita e coordenadora da SP Copa (Comitê Integrado de Gestão Governamental Especial para a Copa do Mundo de Futebol de 2014), Nadia Campeão, ressaltou que o governo vai reagir caso a greve dos metroviários continue e dificulte o acesso dos torcedores da Arena Corinthians. “Sobre mobilidade, a coordenação da Copa em São Paulo dá a orientação de que a maior parte do público se dirija à arena pelo sistema de trilhos, pelo trem e pelo metrô. Isto nós vamos garantir a todos que forem para lá. Se o transtorno existir, nós vamos reagir à altura do que precisa ser feito”, afirmou.


A recomendação aos torcedores é que procurem utilizar o transporte público para ir aos jogos. É aconselhado que comprem os bilhetes de ida e volta com antecedência e verifiquem qual entrada do estádio devem utilizar. Para ingressos que têm acesso à entrada oeste, deve ser utilizada a estação Artur Alvim do metrô, na linha 3-Vermelha. Já para a entrada leste, o torcedor deverá utilizar o Expresso Copa na linha 11- Coral da CPTM, com desembarque na estação Corinthians-Itaquera. A viagem de trem entre Luz e Corinthians-Itaquera tem tempo estimado de viagem de 19 minutos e as partidas ocorrem a cada oito minutos.


Segundo a coordenadora da secretaria executiva do Comitê Paulista para a Copa de 2014, Raquel Verdenacci , o deslocamento dos torcedores é compatível com a capacidade de transporte do metrô e dos dos trens. “Diariamente, cerca de três milhões de viagens são realizadas utilizando o metrô e a CPTM, passando em frente ao estádio. Para a Copa do Mundo estamos falando de uma operação de ida e volta de cerca de 100 mil pessoas”, afirmou. Raquel ressaltou que um sistema alternativo por meio do Paese foi testado no segundo evento teste no estádio, ocorrido no dia 1º de junho.


A ligação do Aeroporto Internacional de Guarulhos ao metrô será feira por meio das linhas de ônibus Airport Bus Service e Metrô Tatuapé da EMTU. O aeroporto de Congonhas será conectado com o metrô São Judas pela linha 609J/10 da Sptrans. Há ainda a opção de utilizar táxis, que terão acesso aos bolsões de embarque e desembarque em área próxima ao estádio.


Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida poderão utilizar gratuitamente as vans do serviço Atende, que ligarão o terminal Urbano de Itaquera ao estádio. Também estarão à disposição deste público vagas de estacionamento especiais.


Bloqueios

Nos dias de jogos na Arena Corinthians o acesso ao entorno será restrito a torcedores com ingressos, moradores e veículos credenciados. As vias serão bloqueadas 6 horas antes do início dos jogos e desbloqueadas 2 horas depois. Haverá também alteração em todas as linhas do transporte coletivo que se dirigem ao Terminal Itaquera.

Todos os detalhes da área de restrição estão disponíveis para consulta no site da Companhia de Engenharia de Tráfego. Haverá seis pontos de verificação veicular, em que será permitido somente o acesso de veículos credenciados, e 26 bloqueios operacionais, em que será totalmente proibida a circulação.


Ao todo, foram emitidas 116 Autorizações de Acesso ao Morador, destinadas a pessoas que moram ou têm comércio nos arredores do estádio. Estes veículos poderão acessar 12 pontos de acesso local, em vias permitidas somente aos moradores.


 Veja a apresentação completa sobre São Paulo na Copa 2014 em português e em inglês.



Crédito: Fábio Arantes / Secom
Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário