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segunda-feira, 16 de junho de 2014

Limeira - Prefeitura inicia dia 16 sistema de leitura facial em ônibus para reduzir fraudes






A Prefeitura de Limeira inicia na segunda-feira, 16 de junho, o sistema de leitura facial nos 140 ônibus do transporte público coletivo. Os equipamentos de biometria irão possibilitar a identificação dos usuários que utilizam a gratuidade do serviço e bloquear os cartões usados de forma indevida. O objetivo principal é reduzir as fraudes, que prejudicam os próprios passageiros, reequilibrar o sistema e mapear os roteiros de viagem.
O anúncio do sistema biométrico, que teve um investimento de R$ 1 milhão das empresas responsáveis pelo transporte público na cidade, ocorreu nesta terça-feira, 10 de junho, na prefeitura, e contou com a exposição de um ônibus já com os equipamentos instalados para demonstrar como será o funcionamento. Limeira é a primeira cidade da região a empregar essa tecnologia e a terceira no Estado.
Segundo o prefeito Paulo Hadich, a mobilidade urbana tem como principal desafio transportar cada vez mais pessoas e de forma eficiente. Para isso, o transporte coletivo vem passando por melhorias na cidade, para que tenha mais qualidade, preços melhores e fontes de financiamento (leia texto abaixo).
O sistema de biometria está inserido nesse contexto de melhoria. “Com a biometria facial, vamos conseguir de imediato reduzir as fraudes. Hoje cartões de idosos são usados por jovens e de estudantes por adultos. Mas o sistema não vai apenas identificar as irregularidades. Será possível mapearmos os hábitos dos usuários e como vem sendo usado o transporte público na cidade”, declarou.
Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Andréa Soares, foi diagnosticado que o uso da gratuidade no sistema de transporte público do município está bem acima da média de outras cidades. Há casos, por exemplo, de que uma mesma pessoa realiza até 20 viagens de ônibus por dia. Atualmente, a gratuidade gira em torno de 30% do número de passageiros transportados, o que representa 555 mil transportados por mês. Mensalmente, são 1,85 milhão de transportados. O objetivo é reduzir essa média para no máximo 20%, tornando o sistema “saudável”.
“Optamos pelo sistema de biometria facial por não haver o contato físico com o passageiro, que nem percebe a existência do sistema, e por proporcionar outras possibilidades, com elementos necessários para a reformulação do sistema, como o local em que o cidadão pega o ônibus, onde desembarca e o roteiro da viagem. Com a biometria, podemos fazer cruzamentos de dados”, declarou.
FUNCIONAMENTO
Quando o usuário passar pela catraca com o cartão, o sistema irá disparar oito fotos, que são descarregadas quando os ônibus voltam à garagem. A partir daí, é feito um processamento e as divergências entre a foto do titular do cartão e as imagens do passageiro são automaticamente separadas para uma segunda triagem. Caso seja confirmada a fraude, os cartões serão bloqueados. “O sistema transforma o rosto da pessoa em números matemáticos, com relações de distância dos elementos da face. Então o passageiro não precisa se preocupar que no dia do cadastro estava de um jeito e agora de outro”, relatou Andréa.
Os cobradores também terão mais segurança, já que podiam sofrer ameaças ao recolher os cartões usados indevidamente.
Segundo o prefeito, a pessoa que utiliza de forma irregular o cartão, se passando por outra, pode responder por crime de falsidade ideológica, bem como aquele que empresta o cartão para a prática. “As gratuidades são previstas em lei e a pessoa que tem esse direito, como idosos, estudantes e deficientes, não irá perder o benefício, mas terá que desbloquear o cartão e poderá responder por crime caso tenha fornecido seu cartão a terceiro”, afirmou.


Prefeito destaca melhorias no transporte público

O prefeito Paulo Hadich destacou as melhorias implantadas no sistema de transporte público coletivo desde o ano passado, como a substituição de 25 ônibus e a previsão de outros 40 veículos ainda este ano; o estudo de viabilidade do projeto Degrau + 1, desenvolvido por estudantes do Sesi 408 e que consiste na colocação de um degrau extra nos ônibus; e da implantação de GPS nos coletivos.
A expectativa é que um aplicativo para celular seja lançado em 30 dias, permitindo que o usuário verifique o horário que os ônibus irão passar pelos pontos, já identificados.
“Além dessas medidas, estamos com uma fiscalização mais firme e as empresas de ônibus já receberam cerca de 100 multas e notificações”, afirmou Hadich. Em paralelo, a prefeitura realiza um estudo detalhado de todas as linhas de ônibus para realizar as correções necessárias e melhorar os itinerários, reduzindo também o tempo que o passageiro permanece no veículo.
“Outra questão é a tarifa. Estamos tentando deixá-la cada vez mais barata para não perdermos mais usuários. Também vamos manter o valor de R$ 2,75 para quem usa o cartão, que é gratuito. Só será R$ 3 quem pagar na catraca.”
De acordo com o prefeito, é preciso compreender ainda que o subsídio no transporte não é voltado às empresas de ônibus, e sim ao trabalhador, que deixa de pagar uma tarifa maior.

Fonte: Prefeitura de Limeira

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