Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 14 de junho de 2014

Belo Horizonte - Move começa a circular em Venda Nova

Publicado em 13/06/2014 13:03:07




Nesta sexta-feira, dia 13, a linha troncal 61 (Estação Venda Nova/Centro – Direta) passou a fazer parte do sistema Move, ampliando as possibilidades de interligação entre diferentes regiões da capital. Além disso, duas linhas diametrais foram alteradas e, entre as novas linhas criadas, está a 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que permite a interligação das regiões de Venda Nova e Pampulha à Praça da Liberdade, e às avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, até o BHShopping. Com a integração dessas linhas ao sistema Move, os usuários ganham novas possibilidades de destinos, sem custos adicionais. A estimativa é que mais 22 mil usuários sejam atendidos por dia pelo Move.
Linha direta de Venda Nova
Nesta fase, a linha troncal 61 (Estação Venda Nova/Centro - Direta) foi integrada ao Move, operando na Avenida Vilarinho e nas pistas exclusivas das avenidas Pedro I e Antônio Carlos, oferecendo maior agilidade no trajeto direto até o Centro. Além de circular pela busway, a linha atua com ônibus articulados, mais modernos e com ar condicionado. Na área central, os embarques e desembarques são feitos nas estações Carijós (Avenida Paraná) e São Paulo (Avenida Santos Dumont).
Aos domingos e feriados, a linha 61 irá trafegar como paradora, passando pelos pontos de embarque e desembarque da Rua Padre Pedro Pinto e da Avenida Pedro I, e pelas estações de transferência da Avenida Antônio Carlos, além das estações Carijós e São Paulo.
Novos atendimentos
A linha diametral 2004 (Bandeirantes/Pilar Olhos D’água) foi substituída por duas novas linhas, ampliando as opções de acesso e, consequentemente, o número de usuários atendidos. Entre o bairro Bandeirantes e o BHShopping, o atendimento será feito pela linha diametral 5106 (Bandeirantes/BHShopping), que irá operar com veículos do tipo padron, com ar condicionado, parando nas estações de transferência da Avenida Antônio Carlos, onde poderão ser feitas conexões com as demais linhas que operam nessas estações. Ao chegar ao Centro, a 5106 seguirá rumo à Praça da Liberdade, avenidas Cristóvão Colombo e Nossa Senhora do Carmo, com retorno no bairro Belvedere.
Para interligação dos bairros Pilar e Olhos D´Água ao Centro, o atendimento é feito pela nova linha radial convencional 3030. Ela é integrada com a nova linha 5106, permitindo ao usuário que utilizar as duas linhas, no intervalo de 90 minutos, com o cartão BHBUS, pagar R$2,85 na primeira sem custo adicional na segunda linha. A nova linha 3030 oferece um novo trecho de atendimento com o itinerário incluindo as avenidas Professor Morais e Afonso Pena.
A linha diametral 2402A (São Bernardo/Nossa Senhora da Glória) foi substituída. O trajeto entre a Estação Pampulha e a Estação Ponto São José é atendido pela linha troncal Move 5550 (Estação Pampulha/Estação Ponto São José), que liga as avenidas Antônio Carlos e Dom Pedro II, e começou a circular na semana passada. Com a linha 5550 as possibilidades de destinos são ampliadas, e os usuários do entorno da Pedro II têm novos acessos aos bairros que alimentam a Estação Pampulha e ao entorno da Avenida Antônio Carlos, como, por exemplo, ao Campus da UFMG, ao Hospital Odilon Behrens e à Administração Regional Pampulha. Aos domingos, feriados e no horário noturno (entre 0h e 4h), a linha 5550 vai operar na área central, nas estações de transferência Carijós (Avenida Paraná) e Rio de Janeiro (Avenida Santos Dumont). No horário noturno, a 5550 irá parar nos pontos laterais da Avenida Antonio Carlos.
No bairro São Bernardo, os usuários são atendidos pela nova alimentadora 712 (Estação Pampulha/São Bernardo). No outro extremo da linha, a ligação dos bairros Pindorama e Nossa Senhora da Gloria com a Estação Ponto São José é feita pela nova linha alimentadora 406 (Estação São José/Pindorama via Nossa Senhora da Glória). O usuário originário da linha 406 pagará R$2,05 e poderá embarcar na linha 5550 pagando apenas o complemento para chegar à região da Pampulha, com o uso do cartão BHBUS.
Na região Noroeste também foi criada uma nova linha radial, a 4037 (Nossa Senhora da Glória/Centro), que liga o bairro ao Centro. A linha 4037 é integrada à 5550, o que permite ao usuário utilizar as duas linhas, no intervalo de até 90 minutos, pagando apenas R$2,85 na primeira linha que embarcar, com o cartão BHBUS.
Com estas implantações, o tráfego de ônibus na pista mista da Avenida Antônio Carlos foi ainda mais reduzido. Por exemplo, entre o Anel Rodoviário e o Centro, por onde passavam 162 ônibus no horário de pico da manhã, no sentido Centro, o volume caiu para 140. A redução acumulada neste trecho chega a 60% do volume de ônibus que circulavam na pista mista antes do início da operação.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário