Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 15 de junho de 2014

Mogi das Cruzes - Seminário destaca a importância da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

10/06/2014




O prefeito Marco Bertaiolli participou, nesta quarta-feira (04/06), da abertura do Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana, realizado no auditório do Cemforpe. Durante todo o dia, o gestores municipais e especialistas discutiram diversos aspectos do tema e as diretrizes para os Planos Municipais de Mobilidade Urbana, que devem ser elaborados por todas as cidades brasileiras com mais 20 mil habitantes até abril de 2015.

“A estruturação de um bom Plano de Mobilidade é de fundamental importância para esta e as demais gestões que administrarão a cidade. Mogi das Cruzes já está desenvolvendo este processo, que irá definir os caminhos a serem seguidos. Este seminário é mais uma etapa importante neste trabalho”, destacou Bertaiolli.

Mogi das Cruzes já possui os Planos Municipais de Trânsito, de Transporte e Viário, que darão base ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Atualmente, os dados técnicos destes documentos estão sendo reunidos, revisados e adequados às exigências da nova legislação para que uma empresa especializada realize a elaboração do documento final.

O prefeito lembrou que Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de projetos e obras para a melhoria da circulação de veículos, do transporte coletivo, de pedestres e ciclistas na cidade, dentro do programa Avança Mogi. Entre os trabalhos que já estão em execução está a construção da avenida Júlio Simões, dentro da urbanização do córrego dos Canudos. Além disso, ainda neste ano deverão ser iniciadas obras importantes, como a construção da avenida Guilherme George, entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, e a duplicação da avenida Kaoru Hiramatsu, na Porteira Preta.

O Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana foi promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o EMBARQ Brasil e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

“A Política de Mobilidade de Mobilidade Urbana é um tema que precisa ser discutido, priorizando as pessoas. Também é importante atentarmos que os planos devem ser tratados a longo prazo, pensando as cidades a cada 20 ou 30 anos”, disse o secretário substituto da SeMob, Marco Antonio Vivas Mota, destacando que o transporte não motorizado – pedestres e ciclistas – e o transporte coletivo devem ser priorizados em relação ao transporte individual.

A partir de abril de 2015, somente as cidades que possuírem o Plano de Mobilidade Urbana aprovado e transformado em lei, fazendo parte do Plano Diretor e enviado ao Ministério das Cidades, poderão receber recursos federais para obras na área de mobilidade urbana.

Também participaram do evento, o prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, além de representantes de cidades como Bertioga, Santa Isabel, Santana do Parnaíba, São José dos Campos e Guarulhos. (LM)

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário