Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Curitiba - Transporte coletivo garante chegada de torcedores à Arena da Baixada

16/06/2014 18:03:00

principal


O sistema de transporte coletivo de Curitiba, que tem linhas especiais para dias de jogo da Copa do Mundo na cidade, foi a opção de milhares de turistas e curitibanos para chegar ao estádio Arena da Baixada neste primeiro dia de partida. A linha do Circular Copa operou com oito ônibus híbridos, o dobro do que estava inicialmente previsto, e o Ligeirão Boqueirão foi o meio de transporte escolhido por turistas que saíram diretamente do aeroporto para o Terminal Boqueirão e, de lá, para a estação Getúlio Vargas, a cerca de mil metros do estádio.
O Circular Copa chegou a ter um ônibus a cada quatro minutos, segundo os controles da fiscalização da Urbs, embora, por volta de 14h30 tenha registrado alguns atrasos em função do trânsito intenso, o que foi resolvido na sequência.
Chake Guam e Francis Arenze, nascidos na Nigéria e que moram nos Estados Unidos, chegaram a Curitiba na manhã desta segunda-feira (16). Do aeroporto, em São José dos Pinhais, pegaram o ônibus Aeroporto até o terminal do Boqueirão e foram até a Arena usando o Ligeirão Azul. ”A cidade é linda e o transporte é fantástico. Além de rápido, nos deixou bem perto do estádio”, disse Guam. "Uns jovens muito educados nos indicaram o caminho e compraram as passagens para nós”, contou o nigeriano.
Vestidos a caráter, como quem vai a um jogo da seleção brasileira, Sandra e Reinaldo Figueiredo gostaram da opção pelo ônibus. Moradores de Pinhais, eles deixaram o carro em casa e usaram o transporte coletivo até a Praça Rui Barbosa, onde embarcaram no Circular Copa. “É muito mais tranquilo de ônibus. Conseguimos chegar sem problema ou preocupação”, afirmou Reinaldo, esperando a hora de desembarcar já com os ingressos na mão.
“Foi uma boa providência”, afirma o administrador de empresas Willy Annies Neto, que ainda não havia decidido para quem torcer. “Vou ao jogo porque gosto muito de futebol, é uma boa oportunidade”, afirmou, logo depois de embarcar no Circular Copa, na Avenida Luiz Xavier, vindo do trabalho, que fica no Centro.
O Circular Copa é uma linha especial, gratuita, que só vai funcionar nos dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba, com horários variáveis de acordo com os horários dos jogos.  Nesta segunda-feira (16) o horário foi de 12h à 20 horas. Na próxima sexta-feira (20) será das 15h às 23 horas. No dia 23, o Circular Copa vai funcionar das 9h às 17 horas e no dia 26, das 13h às 21 horas.
Os ônibus da linha especial Circular Copa estão programados para uma frequência de 10 minutos, podendo ter um ônibus a cada 5 minutos, como ocorreu na maior parte do tempo nesta segunda-feira. Entre 14h30 e 15 horas o ônibus sofreu algum atraso em função do trânsito, com a operação normalizada em seguida. Neste período o maior tempo de demora foi de 20 minutos.
Os pontos de parada do Circular Copa ficam na Praça Rui Barbosa, em frente à Santa Casa, na Rua André de Barros; na Marechal Floriano, esquina com Marechal Deodoro; na Praça Tiradentes em frente às Lojas Pernambucanas; na Visconde de Nácar, próximo à Rua 24 Horas; na Visconde de Guarapuava, na pista da direita, entre Nunes Machado e Lamenha Lins; e na Silva Jardim esquina com Desembargador Motta, em frente ao Pequeno Príncipe.
Rapidez
Moradores de Campinas (SP), Guilherme Monteiro e Jonatan dos Santos afirmaram estar espantados com a rapidez com que chegaram do aeroporto ao estádio. Eles desembarcaram do avião e pegaram a linha especial Aeroporto/Terminal Boqueirão, onde pegaram o Ligeirão Boqueirão.
“Foi muito rápido, ainda bem”, disse Jonatan, que estava acompanhado de um grupo de turistas coreanos e japoneses, com quem se encontrou no avião. Com a experiência da vinda, o roteiro de volta já estava traçado: usar o transporte coletivo de novo para retornar ao aeroporto onde vão pegar um avião para voltar para casa.
O jovem José Augusto Pereira, atleticano emocionado com a possibilidade de conhecer a nova Arena, conta que riu sozinho quando percebeu que o Ligeirão faria uma parada na Estação Getúlio Vargas, o que só vai acontecer nos dias de jogos da Copa em Curitiba. “Eu vinha pensando, ia desembarcar lá na frente e quando percebi o ônibus estava parando aqui. Saltei na hora!”, afirma. José Augusto mora em São José dos Pinhais e aprovou a medida. “Ficou muito mais perto, valeu!”.
Nos dias de jogos da Copa em Curitiba o Ligeirão Boqueirão também vai parar na Estação Getúlio Vargas, onde normalmente só param os biarticulados vermelhos. O objetivo é facilitar o acesso de quem se desloca ao estádio a partir daquela região da cidade e oferecer uma alternativa de transporte para quem chega a Curitiba pelo aeroporto. Por isso, nos dias de jogos, funcionará a linha especial Aeroporto/Terminal Boqueirão, com a mesma tarifa da Rede Integrada, de R$ 2,70. Uma vez no Terminal Boqueirão é possível pegar outro ônibus, como no caso, o Ligeirão, sem pagar nova passagem.
Além da parada do Ligeirão na Estação Getúlio Vargas, das linhas especiais Circular Copa e Aeroporto/Terminal Boqueirão, a programação do transporte prevê o reforço das linhas do sistema Expresso que passam nas avenidas Sete de Setembro, Marechal Floriano e República Argentina e de linhas convencionais da região.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário