Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 15 de junho de 2014

EMTU apresenta projeto funcional do BRT em Praia Grande

10/6/2014 | Jaqueline de Marco



Novo sistema de transporte ligará o Caiçara à estação VLT em São Vicente


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) apresentou em reunião realizada na manhã de terça-feira (10) o projeto funcional do Bus Rapid Transit (BRT), que ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, com a estação do VLT, localizada no Centro de São Vicente. O encontro contou com a presença do Prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão; da secretária Municipal de Transportes, Raquel Chini; do secretário de Trânsito, Marcelo Afonso Prado; além do secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo dos Santos Oliveira, e dos técnicos da empresa contratada pela EMTU para elaboração do projeto. O trabalho está previsto no eixo Cidade Integrada, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

A assinatura de ordem de serviço para a contratação do projeto funcional do BRT Litoral Sul foi oficializada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último dia 6 de junho. A previsão é de que esta etapa dos trabalhos seja concluída em 90 dias.

De acordo com o projeto inicial, que poderá sofrer alterações ao longo desta primeira fase, serão aproximadamente 30 pontos de embarque de passageiros. O itinerário partirá de uma estação de embarque que será construída no Bairro Caiçara e passará pelos Terminais Tatico e Tude Bastos e pela Ponte Esmeraldo Tarquínio (mais conhecida como Ponte do Mar Pequeno). Os ônibus do BRT seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.

O Prefeito Mourão enfatizou que o BRT é uma excelente opção para melhorar a mobilidade urbana no Município. “O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, o BRT terá ar condicionado, atenderá 280 pessoas em cada carro, trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque e estações com acessibilidade. Além disso, como passará também ao longo da Via Expressa Sul, atenderá uma grande demanda da população”, explicou.

Para agilizar o processo de implantação do BRT, Mourão esteve em Brasília no início de junho em busca de verba do PAC 50, que integra o Pacto da Mobilidade Urbana, em que o Governo Federal irá aportar recursos ao Estado, em torno de R$ 500 milhões, sendo 50% de fundo perdido e 50% de financiamento da União. “A ideia é que se acelerem os ajustes finais e, se tudo der certo, ainda no segundo semestre começa o processo licitatório do sistema. Podemos ter um cenário de estar em 2016 com o BRT pronto, implantado em Praia Grande”, concluiu o Prefeito.

O chefe do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU, Paulo Rogério de Leão da Rocha, afirmou que os benefícios para a Cidade com a implantação do BRT são diversos. “Primeiro no ganho de velocidade das viagens. Além disso, as linhas serão racionalizadas e integradas, formando uma rede de transporte metropolitana unindo o BRT Litoral Sul com o VLT. Isso aumentará a mobilidade da população desta região como um todo. E tudo isso com muito conforto”.

Paulo da Rocha comentou ainda sobre a decisão de implantar na Cidade este tipo de meio de transporte. “A demanda de passageiros do Litoral Sul é grande, mas suportável pelo sistema BRT, por isso o interligaremos ao VLT como um sistema complementar. Para a Cidade é a melhor opção, pois o projeto inicial do VLT desatendia diversos bairros de Praia Grande, localizados entre a região da Curva do S e o Sítio do Campo, e estava somente previsto para 2024”.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O lançamento oficial dos trabalhos aconteceu no mês de novembro de 2013 e o projeto atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir