Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Volare e CTA lançam primeira unidade móvel para salvamento de animais marinhos do Brasil

Caxias do Sul(RS), 22 de maio de 2014 

Veículo foi desenvolvido para utilização no Programa de Monitoramento de Praia do Estado do Espírito Santo


O Estado Espírito Santo é o primeiro do Brasil a utilizar uma unidade móvel veterinária para salvamento de animais marinhos encalhados do País. O veículo, um Volare 4x4, foi desenvolvido por intermédio da parceria entre o CTA - Serviços em Meio Ambiente e a fabricante Volare, que acaba de lançar a pedra fundamental de sua nova operação na cidade capixaba de São Mateus, e será utilizado como suporte para o atendimento a mamíferos aquáticos, como baleias, golfinhos, tartarugas e aves marinhas.

O Volare 4x4 projetado para essa aplicação seguiu os moldes norte-americanos para serviços itinerantes similares e atenderá prioritariamente ao Programa de Monitoramento de Praia (PMP), ação executada pelo CTA desde 2010.  Segundo o diretor-geral do CTA, Humberto Ker de Andrade, o veículo é equipado com mesas de procedimento, todo instrumental cirúrgico e medicamentos. “Nosso litoral é extenso e, por isso, além de algumas bases já instaladas, o trabalho de apoio e salvamento será mais eficiente e rápido com uma unidade móvel que possa assegurar aos animais que venham a encalhar na costa capixaba o melhor atendimento durante todos os dias do ano. O veículo adaptado como Unidade Veterinária Móvel é um recurso complementar à equipe de profissionais envolvida (veterinários, biólogos e oceanógrafos) e suporte necessário em prol da preservação desses animais marinhos”, explica.

O Volare 4x4 unidade móvel veterinária estará disponível para receber também demandas de instituições parceiras do PMP, caso seja solicitado. De acordo com Bruno Berger, gerente do Programa de Monitoramento de Praia, justamente por ter este caráter móvel, possibilitará o suporte para o atendimento local ou mesmo para transferência de animais de até médio porte. “Vale ressaltar que hoje, qualquer programa de monitoramento de praia é embasado em parceria e sinergia entre as equipes de várias instituições, garantindo assim um atendimento mais qualificado nos casos de encalhes de animais marinhos”, comenta Berger.
Fonte: Volare

Nenhum comentário:

Postar um comentário