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segunda-feira, 9 de junho de 2014

Governador autoriza projeto do BRT em Praia Grande

6/6/2014 | Paola Vieira



Sistema moderno beneficiará milhares de usuários


A assinatura de ordem de serviço para a contratação do projeto funcional do BRT (Bus Rapid Transport) Litoral Sul, oficializada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (6), marca mais um avanço de Praia Grande na modernização do transporte coletivo municipal e intermunicipal. Idealizador da implantação da alternativa de transporte, o prefeito Alberto Mourão participou da solenidade.

Segundo Alckmin, o corredor terá extensão de cerca de 18 quilometros e será integrado ao VLT. “Será beneficiada uma população de 600 mil habitantes somente dos municípios de Praia Grande e São Vicente”.

De acordo com o projeto inicial da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) sobre o Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), Praia Grande só seria contemplada por volta de 2024 com o trajeto pela área do bairro Santa Marina e Padre Manoel da Nóbrega, não circulando nas áreas com maior número de moradores. A alternativa sugerida pelo prefeito de Praia Grande foi o BRT, que, além de um trajeto menor, economicidade e acessibilidade, ainda oferecerá conforto aos usuários.

“Em 2022 iria se começar a pensar na discussão do VLT em Praia Grande. Não teríamos nenhum transporte adequado antes de 2026, quando o Município chegaria a mais 450 mil habitantes. O volume de transportados-dia não é compatível com sistema de alto investimento que tem o VLT. Isso criava um trauma porque sei das reclamações do transporte coletivo, principalmente intermunicipal. A Administração Municipal está fazendo um novo estudo do sistema interno, mas depende muito de como vai ficar a linha tronco, que interliga com o VLT”, explicou Mourão.

Segundo o prefeito, ainda que fosse implantado em prazo menor, o trajeto original dificultaria o acesso da população. “O VLT percorria a área do Santa Marina e Padre Manoel da Nóbrega e automaticamente teria problema pela área de mata, cerca de 8 quilometros. Quem mora na altura do bairro Glória, por exemplo, teria que andar cerca de 10 quilômetros até a curva do S para fazer o transbordo no VLT e seguir em direção a São Vicente, um percurso de 25 quilômetros a mais, ou seja um percurso negativo”. 

No estudo apresentado pela EMTU, a partir das sugestões de Praia Grande, o corredor exclusivo do BRT ligará o bairro Caiçara, passando a Ponte Esmeraldo Tarquínio (mais conhecida como Ponte do Mar Pequeno) até a Estação de Transferência do VLT, no centro de São Vicente, com a opção também da ligação do bairro Caiçara com a estação Samaritá, na área continental de São Vicente. 

As principais características desse sistema são corredores segregados para circulação de transporte coletivo, embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, tornando o processo mais rápido, sistema de pré-pagamento de tarifa, veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologia mais limpa.

Mourão enfatiza ainda que o BRT tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. “São duas opções de trajeto, com custo menor e servindo melhor porque a diferença do VLT para o VLP (Veículo Leve Sobre Pneu) é só que um anda sobre trilho e o outro sobre pneu, mas o sistema do BRT como os dos trens tem ar condicionado, atende 280 pessoas em cada carro, trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque, estações de embarque com ar condicionado, piso de granito e é envidraçada”; Outra vantagem é passará ao longo também da Via Expressa Sul.

Para agilizar o processo de implantação do BRT, Mourão esteve em Brasília em busca de verba do PAC 50, que integra o Pacto da Mobilidade Urbana, em que o Governo Federal irá aportar recursos ao Estado, em torno de R$ 500 milhões, sendo 50% de fundo perdido e 50% de financiamento da União. “A ideia é que se acelerem os ajustes finais e, se tudo der certo, ainda no segundo semestre começa o processo licitatório do sistema. Podemos ter um cenário de estar em 2016 com o BRT pronto, implantado em Praia Grande”. 

Presidente da EMTU, Joaquim Lopes, que esteve na quinta-feira (5) em Brasília com o prefeito de Praia Grande apresentando o projeto do BRT, garantiu que a opção é a mais viável. “Começamos a discutir com Praia Grande a ligação do VLT Samaritá- Tatico e juntos chegamos a conclusão de que o cronograma inteiro só chegaria ao Município depois de 2019. O prefeito Mourão ponderou os sistemas modernos e eficientes que poderiam beneficiar melhor os usuários em menor prazo de tempo. Mourão tem sido uma liderança do Litoral Sul na solução desta demanda que chega diariamente a Praia Grande, passando nesta Cidade cerca de 52 mil passageiros dia”.

Solenidade – Durante a solenidade, o governador ainda fez a apresentação do primeiro VLT do Estado de São Paulo, visitou as instalações da estação Nossa Senhora das Graças e entregou as obras civis de cinco estações do VLT. Foram anunciadas também as entregas do viaduto Emmerich e de 75 novos ônibus para a Baixada Santista.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

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