Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Curitiba é convidada de honra da Feira European Mobility Exhibition

10/06/2014 10:57:00

principal


Por ser considerada cidade modelo, especialmente em  mobilidade urbana, Curitiba é a convidada de honra da European Mobility Exhibition -  Transports Publics 2014,feira que ocorre a partir desta terça-feira (10) até quinta-feira (12), em Paris. Mantendo a sua reputação, a capital paranaense apresentará o seu mais novo projeto de mobilidade elétrica inteligente desenvolvido em parceria com Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal.
O Ecoelétrico, projeto de mobilidade elétrica do Brasil exclusivo para frota pública, é elaborado em quatro fases, de 2014 a 2020, sendo a primeira com operação já durante a Copa do Mundo FIFA 2014. O objetivo é estabelecer uma rede de mobilidade de nova geração fundamentada em um sistema de transportes conectado, integrado e sustentável.
A vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego de Curitiba, Mirian Gonçalves, representa a cidade durante o evento, no qual deve se encontrar com o secretário de Transporte da França, Frédéric Cuvillier. Ele visitará o estande de Curitiba que tem em sua programação além do projeto Ecoelétrico, BRTs, rede integrada de transporte, hibribus, via calma, metrô, entre outros. Participa também da feira o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior. 
Ecoelétrico
Considerado como a primeira ação de Curitiba visando o cumprimento do termo de compromisso, pactuado durante o C-40, em Johanesburgo, África do Sul, para a redução das emissões de gases e de riscos climático, o Ecoelétrico compreende, em sua primeira fases, 13 veículos puramente elétricos (Zoe – 5 unidades; Kangoo Z.E – 3 unidades, Twizy – 2 unidades) e três miniônibus, oferecidos em comodato por Itaipu Binacional e Aliança Renault Nissan à Prefeitura por 2 anos. Os carros passam a ser utilizados pela Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito (Setran) e Instituto Curitiba de Turismo.
O sistema será operado de acordo com uma rede inteligente de veículos elétricos e de 10 postos de carregamento (eletropostos) sensorizados para a captura de dados e conectados em tempo real ao sistema de mobilidade inteligente (mobi.me). Cada usuário do sistema terá um cartão de autenticação que permite a recarga do veículo utilizado e também fornece informações sobre a sua performance e seu carregamento. Todo o sistema será monitorado online com a atualização de indicadores sobre CO2 poupado, energia consumida, número de viagens e distâncias percorridas e poderá ser acompanhado via website do projeto www.ecoeletrico.curitiba.pr.gov.br.
Na segunda fase do projeto estão previstos eletropostos multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga dos veículos, cartão de transporte, parquímetro (EstaR), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional. Também há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing) de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público. As próximas etapas (2018 – 2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.
Informações sobre a feira:
http://www.transportspublics-expo.com

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário