Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Curitiba - Mil câmeras ajudam a controlar mobilidade e segurança de Curitiba

10/06/2014 10:06:00

principal


O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Curitiba é uma estrutura que dá apoio tanto para o funcionamento da cidade quanto aos sistemas de segurança. O SIM foi implantado com recursos do PAC da Copa e contém imagens de 711 câmeras instaladas em estações tubo, terminais de transporte e ruas da cidade.
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade) concentra as informações do SIM.
As imagens são acompanhadas pelas forças de segurança no próprio CCO e também no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 
O Centro Integrado, no prédio da Secretaria de Segurança, vai atuar com imagens de mil câmeras, sendo 711 delas do CCO da Urbs. No total, o CCO conta com 622 câmeras instaladas em terminais e estações tubo e outras 89 em ruas e avenidas da cidade.
As equipes de segurança que trabalharem no CCO também terão acesso às informações passadas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), que permite acompanhar, em tempo real, a localização de cada ônibus do transporte coletivo e saber a velocidade,  se parou no ponto ou fora do ponto, quanto tempo está parado, se está atrasado, no horário ou adiantado, se está seguindo o trajeto determinado pela Urbs, etc.
O SBE ainda fornece a identificação do motorista e do cobrador, horário do turno, horário em que saiu da garagem, quantos usuários passaram na catraca, quantos pagaram em dinheiro ou com cartão, quantos isentos, etc.
Juntamente com os fiscais e operadores do transporte do CCO, as equipes de segurança poderão enviar e receber mensagens dos motoristas dos ônibus, o que é possível através de computadores de bordo instalados no console dos veículos.
O CCO tem condições de intervir rapidamente e a qualquer momento alterando rotas, substituindo veículos, orientando os motoristas e acionando segurança se necessário. Também é possível orientar o trânsito através de mensagens em tempo real em 44 painéis eletrônicos instalados em ruas e avenidas da cidade. A alimentação dos painéis é feita por operadores da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
A situação do trânsito vista nas imagens e as medidas adotadas pelos operadores também são comunicadas de forma contínua às emissoras de rádio, através do serviço Rádio Trânsito, mantido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social. Emissoras de TV e sites que manifestaram interesse, também são autorizados a veicular as imagens captadas pelas câmeras do SIM.
Na área do trânsito é possível intervir na programação dos semáforos, promovendo as alterações que forem necessárias em função de situações específicas, monitoradas em tempo real no CCO.
As imagens captadas pelas câmeras são visualizadas no CCO em um painel com quase oito metros de comprimento e dois de altura, formado por 41 telas de LCD de 46 polegadas.
Nas bancadas de trabalho, os operadores – e também os integrantes das forças de segurança – contam com um computador e dois monitores o que permite enviar e receber mensagens simultaneamente. Funcionando normalmente como um comando online do transporte e do trânsito, o CCO vai operar, nesse período, também como uma central de segurança.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário