Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 21 de junho de 2014

Bonde Museu Pelé



Bonde Pelé começou a funcionar oficialmente desde quinta-feira

Com a entrada em circulação do Bonde Museu Pelé, a linha turística do Centro Histórico ganha a partir de quinta-feira (19/06/2014) um novo esquema operacional. Pagando apenas uma passagem, o visitante embarca na linha convencional (saída da Praça Mauá) e faz todo o trajeto de 40 minutos parando em vários pontos. Os que desejarem descer na Estação do Valongo e conhecer o museu dedicado ao Rei do futebol (recém-inaugurado), bem como o Restaurante Bistrô e outros atrativos do bairro, podem embarcar depois (com o mesmo bilhete) em veículo especial - o Bonde Museu Pelé - que fará o translado da Estação do Valongo até a Praça Mauá.

A ideia é integrá-lo à rota turística do centro, de maneira diferenciada dos demais, já que só vai operar no translado de passageiros entre o Valongo e a praça, enquanto os outros dois bondes fazem o trajeto normal em vários pontos. O especial vai funcionar apenas aos finais de semana (sábado e domingo) e feriados das 12 às 17h (cinco viagens).





Reforma e Adaptações

Totalmente reformado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o veículo fez sua estreia durante a inauguração do Museu Pelé, no Valongo, no último domingo, quando transportou o Rei do futebol e comitiva de autoridades.

Fabricado nos Estados Unidos, na década de 20, o veículo de marca Brill (dois eixos) transitou em Portugal durante vários anos, até ser doado à cidade. Chegou a operar na linha turística normal do Centro. Há algum tempo, foi retirado para reforma e adaptações nas oficinas da CET, realizada por equipe técnica da Gerência de Manutenção.

Houve a troca de parte do madeiramento, das chapas laterais galvanizadas; os bancos ganharam novo estofamento com couro ecológico, e sistema de som com novos alto-falantes, além da envernização e pintura com predominância nas cores verde e branco.

O veículo também foi customizado com arte alusiva ao Museu Pelé produzida pelo setor de marketing da Prefeitura. Ilustrações de fotos do 'Atleta do Século 20' com a camisa da seleção brasileira e a frase “A história do único rei eleito pelo povo” estampam o veículo.

Foto: Susan Hortas

Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário