Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 6 de setembro de 2014

Rio de Janeiro - Prefeitura cria serviço do BRT Transcarioca com cinco novas alimentadoras

05/09/2014 18:13:00

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes e do Consórcios BRT e Transcarioca, informa que, a partir deste sábado (06/09), terá início mais uma etapa do processo de racionalização das linhas de ônibus das regiões abrangidas pelo BRT Transcarioca. A medida segue o planejamento definido pelo município com a implantação de cinco linhas alimentadoras (610A, 931A, 882A, 800A e 766A) e duas convencionais (878 e 900). Atualmente, os BRTs Transoeste e Transcarioca transportam 313 mil passageiros.



Haverá, ainda, alteração no serviço Vicente de Carvalho - Alvorada (Direto), que vinha operando somente nos horários de pico. A partir deste sábado, este será substituído por Vicente de Carvalho x Alvorada (Expresso e vai operar das 5h às 23h, com paradas nas estações expressas Madureira-Manaceia, Praça Seca, Tanque, Taquara, Sta. Efigênia e Rio2. Com esse serviço, a população de Jacarepaguá e Madureira poderá seguir viagem para o aeroporto, sem regressar ao terminal Alvorada. Basta embarcar na estação Vicente de Carvalho expresso e fazer a conexão com o serviço Galeão-Alvorada nesta estação.



Novas linhas


- 610A (Del Castilho - Tanque via Linha Amarela), em substituição a 610 (Praça Seca - Del Castilho), com integração ao BRT no Terminal do Tanque, junto a estação Tanque.

- 931A (Curicica – Recreio, via Arroio Pavuna), complementar à 736 (Cascadura - Riocentro), com integração na Estação Praça do Bandolim.

- 882A (Tanque – Alvorada, via Freguesia), em substituição a 753 (Cascadura – Recreio, via Ayrton Senna).
- 800A Taquara - Curicica (via Guerenguê), em substituição à 760 (Curicica – Madureira, via Guerenguê), com integração na Taquara.
- 766A (Madureira - Madureira Shopping, via Cascadura), em substituição à 766 (Madureira - Freguesia, via Cascadura), com integração no Terminal Paulo da Portela, em Madureira

- As linhas 753, 757 e 800 deixarão de circular de forma gradual até todo o sistema ser implantado.
 


Serão ainda seccionadas as linhas 748 (Cascadura – Barra, via Itanhangá) e 700 (Madureira - Ponte de Marapendi) sendo substituídas pelas linhas 878 (Tanque – Alvorada, via Estrada Jacarepaguá/Sernambetiba), com integração Tanque/Alvorada e 900 (Merck – Downtown), com integração na Estação Merck.
 


As mudanças acima serão divulgadas nas estações e principais pontos das linhas com distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem até 120 mil seguidores.
 


BRT Transcarioca


O Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), sendo o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade que já reduziu em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.


A SMTR informa que os cortes de linhas convencionais acontecem de forma gradual. Ao mesmo tempo, são implantadas as linhas alimentadoras, que garantem os deslocamentos até as estações.
 


O BRT Transcarioca já ultrapassou a marca de um milhão de passageiros transportados desde sua inauguração e deverá chegar aos 200 mil/dia ao final da implantação da segunda etapa. Desde a inauguração, em 2 de junho, o corredor apresentou um crescimento diário de passageiros na ordem de 7,75%. Transoeste já transporta 181 mil passageiros por dia e o BRT Trancarioca 132 mil. Só no primeiro mês de operação, 402.501 pessoas foram transportadas, com média de 18.295 por estação. Vicente de Carvalho foi a que recebeu maior volume (66.520, no primeiro mês), fazendo a integração com o metrô.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO BRT TRANSCARIOCA

Galeão - Alvorada (Semi-direto)
Horário de funcionamento: 24h

Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão - Tom Jobim 2 e Galeão - Tom Jobim 1.

Vicente de Carvalho - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado

Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira/Manaceia e Vicente de Carvalho.

Madureira - Alvorada (Parador)
Horário de funcionamento: 24h

Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque, Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

Madureira - Alvorada (Expresso)
Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado

Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque, Praça Seca, e Terminal Paulo da Portela, em Madureira.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4946680


Nenhum comentário:

Postar um comentário