Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Porto Alegre - Mobilidade Urbana é tema de abertura do Fronteirinhas 2014

09/09/2014 15:41:01


Foto: Júlia Molina/Divulgação PMPA
Joana Bosak e Ricardo Corrêa falaram sobre o crescimento das cidades
Joana Bosak e Ricardo Corrêa falaram sobre o crescimento das cidades
Qual a importância da mobilidade urbana? Por que as pessoas precisam se conscientizar em relação à sustentabilidade? Com essas duas indagações foi aberto o primeiro encontro da quinta edição do Fronteiras Educação – Diálogos com a Geração Z, na manhã desta terça-feira, 9. Cerca de 1.200 estudantes da rede municipal de ensino participaram do evento, cujo tema foi “Mobilidade Urbana Sustentável” , no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), bairro Farroupilha. “Gosto do assunto, ele é muito importante e precisa ser discutido”, disse Eduarda Martins, 13 anos, matriculada no 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente João Belchior Marques Goulart, bairro Sarandi. A mediação ficou por conta do escritor e jornalista  Fabrício Carpinejar. O Fronteirinhas foi prestigiado pela coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed),  Valéria Leonço.
A mestre em Literatura Comparada pela Ufrgs, Joana Bosak, e o arquiteto e urbanista Ricardo Corrêa, sócio-fundador da TC Urbes – Mobilidade e Projetos Urbanos, de São Paulo, falaram sobre o crescimento desproporcional das cidades e ensinaram a maneira que o desenvolvimento pode acompanhar o progresso urbano. “Alargar as ruas para dar mais espaço a transportes individuais e públicos é a mesma coisa que tratar da obesidade aumentando o número das calças das pessoas”, comparou o arquiteto.
A conversa com os jovens tratou dos impactos causados quando são utilizados carros, ônibus, motocicletas, lotações e táxis. Acontecimentos graves, mas comuns no trânsito, como acidentes, atropelamentos, engarrafamentos e poluição foram algumas das questões abordadas. Joana e Ricardo destacaram a importância do meio ambiente. “É clichê, mas se cada um de nós fizer sua parte, talvez todos possam se conscientizar”, garantiu Joana, sugerindo a adoção de ciclovias para bicicletas, carona, transporte público ou a pé, como alternativas saudáveis para a saúde, e ao mesmo tempo, para a cidade.
“É um grande desafio ligar mobilidade à sustentabilidade. É uma questão que afeta nosso dia a dia e que é extremamente relevante”, falou Tiago Silveira, professor de Geografia da Presidente João Belchior Marques Goulart. A professora de Ciências da Emef Pepita de Leão, localizada no bairro Passos das Pedras, Andréa Pacheco, pouco antes de começar o evento, disse que a temática é ótima para ser utilizada na escola, e pretende trabalhar sobre a sustentabilidade em suas aulas.  
Geração Z - O Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural múltiplo, cujas conferências servem como plataforma para a geração de conteúdos diversos, abrangendo os mais variados públicos e em diferentes formatos. O Fronteiras Educação é o módulo educacional do projeto, dividido em duas iniciativas complementares: Diálogos com a Geração Z e Diálogos com Professores. É apresentado pela Petrobras e concebido em parceria institucional com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Secretaria Municipal de Educação (Smed), procurando estabelecer relação entre temas ligados à compreensão de grandes problemas da contemporaneidade.





Texto de: Júlia Molina (estagiária Smed) / Supervisão: Adriano Santana
Edição de: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=172365&MOBILIDADE+URBANA+E+TEMA+DE+ABERTURA+DO+FRONTEIRINHAS+2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário