Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Curitiba - Estudantes irão conhecer de perto como funciona o transporte coletivo

09/09/2014 10:12:00

principal

Formar o comportamento responsável de novos usuários do transporte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos. Esses são os objetivos do projeto Cidadania Jovem - informar para formar, que será lançado pela Prefeitura de Curitiba nesta quinta-feira (11). Voltado aos estudantes da rede municipal, o projeto é uma ação conjunta entre Urbs e Secretaria Municipal da Educação  para desenvolver nas crianças o respeito aos bens púbicos, em especial aos do sistema de transporte.
A primeira ação do projeto será na quinta-feira envolvendo alunos da Escola Municipal Dr. Hamilton Calderari Leal, do bairro São Miguel. Os estudantes das turmas do 5º ano do ensino fundamental vão participar de uma visita guiada na Urbs para conhecer a rotina da empresa que administra o transporte coletivo na cidade.
O grupo será recebido por equipes já acostumadas a apresentar as características e o funcionamento do transporte de Curitiba para autoridades e especialistas do assunto de diferentes cidades e países, porém a programação foi especialmente desenvolvida para os estudantes. Além de conhecer a empresa terão um momento cultural, com participação de fanfarras das escolas da rede ou da Banda Lyra.
O encontro de quinta-feira vai começar às 9h30 com hasteamento das bandeiras em frente à Rodoviária, com execução do Hino Nacional pela fanfarra que nesta primeira edição será a da Escola Municipal Leonor Castellano. Os alunos ainda conversam com a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, e com o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior.
O programa vai terminar com uma visita ao Centro de Controle Operacional da Urbs, onde as crianças poderão ver como é feito o monitoramento do trânsito e do transporte coletivo. O CCO trabalha com informações do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e com imagens de 711 câmeras distribuídas em pontos chaves das ruas da cidade e nos terminais e estações tubo.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar futuros usuários do transporte coletivo. A ideia é envolver todos os alunos de 5º ano das escolas municipais, público alvo do projeto que poderá, futuramente, ser ampliado para escolas estaduais e particulares. “Acreditamos que informação e o sentimento de pertencimento e valorização são elementos necessários á formação da cidadania e formar cidadãos conscientes de seus direitos e deverem é um papel fundamental da escola”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
O evento deverá se repetir a cada 30 dias, sempre para turmas de aproximadamente 30 estudantes das turmas de 5º ano.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/estudantes-irao-conhecer-de-perto-como-funciona-o-transporte-coletivo/34041

Nenhum comentário:

Postar um comentário