Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prefeito da cidade norte-americana de Columbus visita Curitiba

15/09/2014 18:22:00

principal

O prefeito da cidade norte-americana de Columbus (Ohio), Michael Coleman, acompanhado de uma comitiva, está em Curitiba para mostrar a experiência da cidade com sustentabilidade e conhecer os programas da Prefeitura de Curitiba. Nesta segunda-feira (15), ele esteve no Auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) falando sobre os desafios de transformar uma cidade que cultuava apenas o deslocamento por carros – e sempre em alta velocidade – num lugar que respeita os pedestres e os ciclistas.
“A obra mais importante para tornar uma cidade amiga da bicicleta é a mudança cultural”, disse Coleman.
A primeira iniciativa da prefeitura de Columbus foi disseminar a ideia da ciclomobilidade como algo positivo, inovador e que traria um incremento à qualidade de vida dos cidadãos. “Era preciso mudar, pois todas as ruas e estruturas da cidade eram concebidas apenas para os automóveis”, contou Coleman. Depois teve início a implantação de 160 quilômetros de ciclovias e outros 200 quilômetros de faixas demarcadas para ciclistas. O sistema de compartilhamento de bicicletas (car sharing) foi implantado pelo município ao custo de aproximadamente R$ 4,7 milhões e conta com 300 bicicletas – parte delas para crianças.
A cidade também possui 400 paraciclos, cada um deles com vagas para 25 bicicletas, em média. Existem ainda vias nas quais é incentivado o compartilhamento entre carros e bicicletas, sem a demarcação de espaços para os modais. Os recursos destinados à implantação do plano cicloviário somam quase R$ 47 milhões. O sistema cicloviário da cidade de Columbus permite a integração com o transporte público, já que os ciclistas podem transportar suas bicicletas nos ônibus.
A mudança cultural foi lenta, mas efetiva, nos últimos 12 anos. “Tínhamos muitas vias de mão única, nas quais os veículos se deslocavam para dentro e para fora da cidade. Percebemos que a transformação dessas ruas em vias de mão dupla ajudou a acalmar o trânsito”, afirmou Coleman. Segundo ele, o trânsito acalmado passou a atrair um fluxo muito maior de pedestres e isso foi fundamental para despertar o interesse do comércio. “Todos querem estar numa rua frequentada por pessoas a pé ou de bicicleta. Isso faz muito bem para os negócios”, afirmou o prefeito Michael Coleman, que nesta terça-feira (16) estará na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e na Urbs.
Cidade inovadora
Localizada no estado de Ohio, a cidade de Columbus possui cerca de 800 mil habitantes. A região metropolitana do município congrega mais 1,2 milhão de pessoas. Columbus está entre as 15 maiores cidades dos Estados Unidos e foi reconhecida pelo Intelligent Communities Forum como a cidade mais inteligente de seu país e a sétima mais inteligente do mundo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeito-da-cidade-norte-americana-de-columbus-visita-curitiba/34131

Nenhum comentário:

Postar um comentário