Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

São Paulo - Vinte ônibus superarticulados começam a circular na zona sul

12:44 02/09/2014





Veículos serão equipados com ar-condicionado, câmeras e validadores com sistema antifraude. Alguns terão ainda serviço wi-fi


Vinte novos ônibus superarticulados começaram a circular pela cidade nesta terça-feira (2). Os veículos são equipados com ar-condicionado, câmeras internas de monitoramentos e com validadores do bilhete único com sistema antifraude. Quatro dos ônibus terão ainda serviço wi-fi, ainda em fase de testes. 


"Com o wi-fi e o ar-condicionado, somados às faixas exclusivas, estamos criando um ambiente mais favorável ao transporte público. Tudo que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público, com as comodidades da vida moderna. Eles [novos ônibus] vão acrescentar qualidade ao trajeto, que além de ser mais rápido, será mais útil", afirmou o prefeito Fernando Haddad, em visita ao Terminal Pinheiros, onde conheceu os novos ônibus.

Os novos veículos circularão pelas linhas 809P Terminal Campo Limpo-Pinheiros e 857P Terminal Campo Limpo-Paraíso, ambas operadas pela Viação Campo Belo, que atua na zona sul da cidade. 

Os ônibus superarticulados são um meio-termo entre os modelos articulados e biarticulados e, com isso, aliam uma alta capacidade de transporte (174 pessoas), com maior conforto e agilidade. 

Além de proporcionar viagens mais confortáveis, os passageiros terão mais segurança no embarque e desembarque, já que os veículos serão equipados cada um deles com oito câmeras, sendo seis para monitoramento das portas para evitar acidentes, outra sobre o validador e outra próxima ao condutor. 

A câmera instalada sobre o validador terá como objetivo auxiliar na identificação de fraudes do Bilhete Único, especialmente daqueles cartões que contém algum tipo de benefício, como as versões para idosos e pessoas com deficiência, ou até mesmo os das categorias Mensal, Semanal, todos de uso pessoal e intransferível. Os novos validadores entrarão em operação plena já a partir do início de 2015. 

"São esses veículos que devem ocupar os corredores de ônibus, aproximando tanto quanto possível os ônibus do transporte de alta capacidade sobre trilhos. Essa é a estratégia que nós vamos utilizar para fazer dos corredores um transporte de alta capacidade. Será esse o padrão", disse Haddad. 

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que as novas tecnologias serão acompanhadas de modo a avaliar a aceitação pela população. "Os novos ônibus estão servindo também como um piloto. A experiência que tivemos dez anos atrás com ar-condicionado, por exemplo, não foi boa, tivemos alguns problemas. Mas acho que agora será diferente. O clima está mais quente e as pessoas estão mais acostumadas com ar-condicionado", disse Tatto. Segundo o secretário, se a população aprovar a medida, os ônibus grandes, voltados aos corredores, deverão ter o equipamento.

Renovação da frota
Além dos 20 ônibus entregues nesta terça-feira, outros dez já estão sendo preparados para entrar em circulação na Via Sul, em bairros como Sacomã e Vila Prudente. Outras 200 unidades foram encomendadas pela São Paulo Transportes (SPTrans).

Os novos ônibus se juntarão aos 1.785 veículos que estão circulando pela cidade desde janeiro de 2013. Em 2015, a renovação prevê ainda a entrada de novos mil ônibus em operação. A frota total da cidade é de 15 mil ônibus.

Fotos
Crédito: Fabio Arantes

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3639#ad-image-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário