Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 21 de setembro de 2014

São Paulo - Semana da Mobilidade 2014 discute futuro do trânsito e transporte na capital

19:57 16/09/2014

Com o tema “Ande, pedale, embarque nessa”, a semana apresentará o pedestre, o ciclista e o usuário de transporte coletivo como protagonistas. Atividades ocorrerão durante nove dias em várias regiões da cidade


Começa nesta quarta-feira (17) série de atividades que integram a Semana da Mobilidade 2014, iniciativa que tem como objetivo principal propor discussões sobre o trânsito e os diferentes modais de transporte, aliadas aos desafios impostos pela metrópole. As atividades se estenderão até o dia 25 de setembro. Clique aqui e saiba mais sobre a programação.

Com o tema “Ande, pedale, embarque nessa”, a Semana da Mobilidade 2014 apresentará o pedestre, o ciclista e o usuário de transporte coletivo como protagonistas. A proposta é promover a reflexão e o debate sobre os investimentos públicos em relação ao espaço urbano, à mobilidade e à segurança no trânsito. Clique aqui e saiba mais sobre o programa de ciclovias SP 400 km

A Semana da Mobilidade começa com a entrega do 6º Prêmio CET de Educação no Trânsito. A premiação incentiva a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a segurança no trânsito. Cartazes, desenhos, fotografias e até mesmo crônicas foram apresentadas, de acordo com cada uma das 13 categorias definidas pela Companhia de Engenharia de Trânsito (CET).

Outro destaque da programação, marcado para quinta-feira (18), será a 9ª edição do Desafio Intermodal, evento organizado pelo Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável. Trata-se de uma maneira criativa de saber qual o meio de transportes mais eficiente. Ao todo, 12 participantes vão cruzar a cidade com meios de transporte diferentes, entre os quais bicicleta, ônibus, carro, moto, metrô e até mesmo com deslocamentos a pé. Os participantes partirão da região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na zona sul, e seguirão até a sede da Prefeitura, no centro. 

Na sexta-feira (19), o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito se reúne para a apresentação do balanço das ações voltadas aos pedestres e aos ciclistas, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro, local que também sediará Expo Mobilidade, exposição composta por painéis fotográficos e gravuras que trarão importantes momentos da mobilidade na cidade de São Paulo.

Já na segunda-feira (22), o programa "CET no seu Bairro" será implementado em sete novas regiões da cidade, atendendo bairros como Jardim Alba, na zona sul, e Casa Verde Alta e Mandaqui, na zona norte.

Apesar de não se tratar de um modal de transporte, os parklets têm ganhado cada vez mais importância para aqueles que optam por deixar o carro em casa. Eles são plataformas de lazer instaladas sobre vagas de estacionamento em espaços públicos, que podem ser equipadas com bancos, floreiras, mesas, cadeiras, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, sempre com a função de recreação ou de manifestações artísticas. Na próxima quarta-feira (24), mais dois novos parklets serão inaugurados, ambos na zona oeste. Um deles será instalado na Rua Fidalga, na Vila Madalena; o outro, na Rua Francisco Leitão, em Pinheiros.

Em diversos dias e horários, a CET promoverá ainda flash mobs (performances coletivas), que terão como objetivo despertar nos cidadãos a importância do tema. As intervenções ocorrerão no Vale do Anhangabaú e nas praças Ramos, da Sé e do Patriarca, todas na região central.

Fonte: Prefeitura de São Paulo
http://www.capital.sp.gov.br//portal/noticia/3709

Nenhum comentário:

Postar um comentário