Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Praia Grande - Projetos de mobilidade urbana são selecionados pelo Ministério das Cidades

3/9/2014 | Jaqueline de Marco



Revitalização da Via do Cidadão e implantação do BRT estão entre os trabalhos

As propostas de projeto de Revitalização da Via do Cidadão, localizada entre os Bairros Esmeralda e Samambaia, em Praia Grande, e do projeto básico para o BRT Metropolitano - Praia Grande/São Vicente e terminais foram selecionadas no Programa do Crescimento (PAC) – Pacto da Mobilidade, do Ministério das Cidades. A publicação da aprovação foi divulgada na segunda-feira (1º), no Diário Oficial da União. Dentre os trabalhos previstos para a Via do Cidadão está a reforma completa do asfalto local. E a linha de BRT (Bus Rapid Transit) ligará o Bairro Caiçara com a estação do VLT, localizada no Centro de São Vicente. Os projetos já tinham sido anunciados no mês de junho pela Presidência da República.

Praia Grande receberá R$ 11,7 milhões do orçamento Geral da União para obras de implantação do Corredor da Via do Cidadão que formará um anel com a marginal da rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Será realizada a construção de cinco quilômetros de faixa exclusiva de ônibus e requalificação do pavimento, uniformização e acessibilidade das calçadas, sinalização horizontal e vertical, sistemas e baias para a parada de ônibus.

A Via do Cidadão compreende quatro bairros da Cidade e as seguintes ruas: Avenida Wilson de Oliveira, Frei Francisco de Monte Alverne (Bairro Melvi); Avenida das Araucárias e Rua Alberto Nepomuceno (Bairro Samambaia); Rua Itiberê da Cunha; Avenida Zélia Gigliolli Galves; Rua Valdomiro Silveira; Alfredo D’Escragnolle Taunay (Esmeralda), Rua Rocha Pita e Rua Cruz e Souza (Bairro Ribeirópolis).

BRT - Para o BRT Metropolitano (Praia Grande, São Vicente e terminais), o Governo Federal disponibiliza ao Governo do Estado R$ 9 milhões para elaboração do projeto básico. De acordo com o projeto inicial, que poderá sofrer alterações ao longo desta primeira fase, serão aproximadamente 25 pontos de embarque de passageiros. O itinerário partirá de uma estação de embarque que será construída no Bairro Caiçara e seguirá pela marginais, passando pelo Terminal Tude Bastos, e seguindo pela Ponte Esmeraldo Tarquínio (mais conhecida como Ponte do Mar Pequeno). Os ônibus do BRT seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.

A solicitação do Governo foi precedida de um projeto funcional, que mostrou a viabilidade do sistema. Nesta nova etapa, o projeto básico, detalhará as obras necessárias para o BRT, como soluções das interferências apontadas no projeto funcional.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

O Prefeito Mourão enfatizou que o BRT é uma excelente opção para melhorar a mobilidade urbana no Município. “O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, o BRT terá ar condicionado, atenderá 280 pessoas em cada carro, trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque e estações com acessibilidade. Além disso, como passará também ao longo da Via Expressa Sul, atenderá uma grande demanda da população”, explicou.

O trabalho está previsto no eixo Cidade Integrada, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016. No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O lançamento oficial dos trabalhos aconteceu no mês de novembro de 2013 e o projeto atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário