Os ônibus Viale BRS são de piso baixo, com 100% de acessibilidade
O sistema de transporte coletivo de Joinville está com novidades em sua frota de ônibus. As empresas concessionárias Gidion e Transtusa adquiriram 10 ônibus de piso baixo Marcopolo Viale BRS (Bus Rapid System – Sistema de Ônibus Rápido), concebidos com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência. Os 10 novos ônibus entrarão em circulação na próxima semana e foram apresentados à Prefeitura nesta segunda-feira, dia 17, no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.
Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Viale BRS, está entre os mais avançados modelos já fabricados no Brasil. Em Joinville, serão usados em linhas troncais, ligando terminais e estações de alto movimento na cidade. Externamente, o Viale BRS de piso baixo tem desenho futurista, inspirado nos mais modernos trens de alta velocidade em operação no mundo.
Os ônibus Viale BRS são de piso baixo, com 100% de acessibilidade, capacidade para 79 passageiros, com sete assentos para clientes preferenciais, poltrona para obeso e posto para cadeirante. Os veículos também estão equipados com CityVent, um sistema de renovação e ventilação de ar desenvolvido para ônibus urbanos e são considerados os mais modernos e com design mais avançado pelo mercado para a sua categoria.
Outro diferencial dos Viale BRS é a maior largura interna, que proporciona mais conforto, ergonomia e segurança. Associada à configuração das poltronas e à maior área livre, os veículos oferecem melhor circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Os novos ônibus são equipados com chassi Volkswagen 17.280 OT Low Entry (piso baixo), suspensão pneumática e motor com 280 cv de potência.
A compra foi realizada no final do ano passado, graças ao pacote de estímulos aos investimentos anunciados pelo Governo Federal. No total, foram comprados 94 novos ônibus pela Transtusa e Gidion, renovando a frota formada por 354 ônibus que atendem a 250 linhas em todos os bairros. Em março, as empresas já haviam apresentado à prefeitura 40 novos veículos.
Com estes 10 novos ônibus de piso baixo a cidade passa a ter 34 veículos novos com estas características, que representa 10% da frota.
O que diferencia o BRS do BRT (Bus Rapid Transit ou Ônibus de Trânsito Rápido)
O BRT necessita de estação com piso elevado para embarque e desembarque
O BRS não tem plataforma e o embarque é feito da maneira convencional
Dados dos ônibus
Chassi – VW 17280 OT Low Entry (piso baixo)
Carroceria – Marcopolo modelo Viale BRS
Comprimento – 13,400 m
Passageiros em pé – 40
Passageiros sentados – 39
Poltrona preferencial para obeso – 1
Poltrona preferencial para PCD, idosos, gestantes – 6
Posto para cadeirante – 1
3 portas sendo duas com embarque em nível
Possui dois forçadores elétricos para aumentar a circulação de ar interno (Cityvent)
Linhas que irão operar os carros novos
Região Norte – Transtusa
0040 – Tupy/Norte
0140 – Tupy/Guanabara
0200 – Norte/Sul
0500 – Vila Nova/Centro
0800 – Iririú/Centro
Região Sul – Gidion
0304 - Itaum/Centro via Procópio Gomes
0650 - Nova Brasília/Centro
0700 - Sul/Centro
1401 - Petrópolis
1601 - Rodoviária
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